Portugal: Cimeira de Afro-empreendedorismo quer fortalecer empreendedorismo na comunidade lusófona e latino-americana
Negocia
Negocia
25 março 2024

 

Lisboa, 25 Mar (Inforpress) – A primeira edição da Cimeira de Afro-empreendedorismo da Comunidade Lusófona e América Latina (CACLAL), que conta com o apoio institucional da Embaixada de Cabo Verde em Portugal, acontece hoje, em Lisboa, com vista a fortalecer os laços empresariais.

De acordo com a nota de imprensa, idealizada pelo advogado Matheus Monteiro Lopes e pelo jornalista e consultor internacional de negócios Júlio António Aponto Té, a Cimeira de Afro-empreendedorismo CACLAL Lisboa 2024 surge como uma “plataforma estratégica para fortalecer as relações multilaterais e impulsionar oportunidades de negócios entre os países lusófonos e latino-americanos, seguindo as melhores práticas.

Promovido pela Câmara de Comércio, Indústria, Agricultura e Serviços Brasil-Guiné Bissau em conjunto com a Coligação da Juventude dos Países da Língua Portuguesa, a Associação Cabo-verdiana Lisboa e a GB Empreendimentos, tem como principal objectivo “fomentar o empreendedorismo na comunidade lusófona e latino-americana, promovendo o desenvolvimento sustentável e a conexão entre jovens empreendedores”.

Além das actividades programadas, os organizadores planeiam lançar o “Programa ELP”, uma iniciativa de rádio e televisão dedicada ao empreendedorismo e à empregabilidade na língua portuguesa, com o intuito de facilitar oportunidades corporativas para pequenos e médios empreendedores conectarem-se com grandes potências.

Conforme a programação, a agenda do evento compreende palestras, painéis de discussão, workshops e exposições de ‘startups’ inovadoras no mercado, ao mesmo tempo que os participantes terão a oportunidade de interagir com diplomatas, governantes, representantes de organismos internacionais, empresários, pesquisadores e profissionais de áreas correlatas.

A ideia é promover a troca de experiências e conhecimentos que impulsionam o crescimento e desenvolvimento do afro-empreendedorismo.

A Cimeira de Afro-empreendedorismo CACLAL Lisboa 2024 conta com o apoio institucional da Embaixada de Angola em Portugal, bem como de outras entidades governamentais, organizações civis e instituições empresariais dos países envolvidos.

A primeira edição do evento acontece no auditório do salão nobre da Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa-CCIP, a partir das 09:00 (08:00 em Cabo Verde).

A abertura da cimeira estará a cargo do embaixador de Cabo Verde em Portugal, Eurico Correia Monteiro, e do embaixador de Paraguai em Lisboa, Julio Duarte Van Humbeck.

O presidente da Câmara de Comércio de Sotavento (CCS), Marcos Rodrigues, estará presente para falar sobre “Empreendedorismo e inovação na nova era, sob a óptica da revolução 4.0” no evento que terá como uma das moderadoras a vice-presidentes da Associação Cabo-verdiana Lisboa (ACV), Dulcineia Sousa.

“Empreendedorismo como veículo de mudança”, “Empreendedorismo social e promoção de parcerias público-privada, a partir da mobilização de recursos”, “Geopolítica do incentivo à assistência oficial ao desenvolvimento e fluxos financeiros”, “Os imigrantes e empresas privadas sob o empreendedorismo”, “Cidades e comunidades sustentáveis” e “Promoção cultural dos países de língua portuguesa e da América Latina” serão outros temas em debate.

https://inforpress.cv/w/portugal-cimeira-de-afro-empreendedorismo-quer-fortalecer-empreendedorismo-na-comunidade-lusofona-e-latino-americana?fbclid=IwAR16YyWMq-UR0vYZzdf22wKDE5LLhOMJ3MmgbeBKw8E6drCdyjb4y7wUZNE

 

Inforpress

Você precisa fazer login ou registar para responder

Você precisa fazer login ou registar para comentar

Noticias Similares

Rubrica empreendedorismo com Josibel Borges,

Rubrica empreendedorismo com Josibel Borges, "projeto Bell Make Up"

26 abril 2024
Portugal: Presidente da CCS destaca importância do empreendedorismo e inovação em cimeira da CACLAL (c/áudio)

Portugal: Presidente da CCS destaca importância do empreendedorismo...

03 abril 2024
Oito empreendedores cabo-verdianos vão beneficiar do programa de Empreendedorismo da Fundação Tony Elumelu

Oito empreendedores cabo-verdianos vão beneficiar do programa de...

26 março 2024