Portugal: Presidente da CCS destaca importância do empreendedorismo e inovação em cimeira da CACLAL (c/áudio)
Negocia
Negocia
03 abril 2024

Lisboa, 25 Mar (Inforpress) – O presidente da Câmara de Comércio de Sotavento (CCS), Marcos Rodrigues, destacou hoje, em Lisboa, importância do empreendedorismo e inovação na primeira edição da Cimeira de Afro-empreendedorismo da Comunidade Lusófona e América Latina (CACLAL) 2024.

O empresário fez destacou essa importância em declarações à Inforpress, momentos antes de falar sobre o tema “Empreendedorismo e inovação na nova era, sob a óptica da revolução 4.0” na primeira edição da CACLAL, que reúne empreendedores da África lusófona e da América Latina, com foco em discutir avanços e desafios no empreendedorismo global.

“É a realidade global, hoje cada vez mais a economia é aberta, todos os países interagem entre si e tem um grande grau de competitividade entre elas também. Este evento é importante porque junta a América Latina, a África e a Europa através de Portugal e acaba por se ter oportunidade de discutirmos muitas coisas em avanços completamente diferenciados”, frisou.

Marcos Rodrigues destacou a oportunidade que o evento idealizado pelo advogado Matheus Monteiro Lopes e pelo jornalista e consultor internacional de negócios Júlio António Té, proporciona para se falar e analisar os pontos críticos e ganhos potenciais que podem surgir dessas discussões.

Ao abordar o tema de sua palestra sobre “Empreendedorismo e inovação na nova era, sob a óptica da revolução 4.0”, Marcos Rodrigues enfatizou a necessidade de uma mudança de paradigma no empreendedorismo, adaptando-se às realidades tecnológicas e à transformação digital.

O presidente da CCS ressaltou o “impacto significativo” que essa transição pode ter no desenvolvimento económico, especialmente na África, onde ainda existe uma economia predominantemente baseada em modelos mais tradicionais.

“O empreendedorismo que nós conhecíamos, o empreendedorismo clássico já está no seu fim de percurso, senão em alguns países já terminou a sua função e que há um novo empreendedorismo a ser engajado e a nascer e que implica realmente um conhecimento profundo das realidades tecnológicas, da transformação digital, do ambiente 4.0, a revolução 4.0 se quiser chamar (…). Os países mais desenvolvidos já estão já a enquadrar todo o seu desenvolvimento sobre uma economia 4.0 e nós ainda em África estamos numa economia 2.0”, realçou.

Quando questionado sobre o papel dos empreendedores cabo-verdianos, tanto em Portugal quanto em Cabo Verde, Marcos Rodrigues destacou a abertura de Cabo Verde ao mundo e a importância da diáspora cabo-verdiana na promoção do desenvolvimento empresarial.

O responsável pela CCS enfatizou a necessidade de empoderar os empresários locais, visando gerar riqueza e expandir para outros mercados, aproveitando as capacidades e estratégias disponíveis.

A primeira edição da CACLAL é promovida pela Câmara de Comércio, Indústria, Agricultura e Serviços Brasil-Guiné Bissau em conjunto com a Coligação da Juventude dos Países da Língua Portuguesa, a Associação Cabo-verdiana Lisboa e a GB Empreendimentos, tem como principal objectivo “fomentar o empreendedorismo na comunidade lusófona e latino-americana, promovendo o desenvolvimento sustentável e a conexão entre jovens empreendedores”.

A mesma conta com o apoio institucional da Embaixada de Cabo Verde em Portugal e da Embaixada do Paraguai em Lisboa.

“Empreendedorismo como veículo de mudança”, “Empreendedorismo social e promoção de parcerias público-privada, a partir da mobilização de recursos”, “Os imigrantes e empresas privadas sob o empreendedorismo” e “Promoção cultural dos países de língua portuguesa e da América Latina” são alguns dos temas em debate durante todo o dia de hoje.

Audio da entrevista: https://soundcloud.com/inforpress/marcos-rodrigues-3?utm_source=clipboard&utm_campaign=wtshare&utm_medium=widget&utm_content=https%253A%252F%252Fsoundcloud.com%252Finforpress%252Fmarcos-rodrigues-3

link da noticia: https://inforpress.cv/w/portugal-presidente-da-ccs-destaca-importancia-do-empreendedorismo-e-inovacao-em-cimeira-da-caclal?fbclid=IwAR3buVVVoTEg-Jo63S-195x1FrJx3X7ndZcRc4qv6V1MotRW-gegRsUnFGI_aem_AZQ6q2poTRp7ftX0MkRBIPO9tx1Xu4q9tRqw0n7VS4At_IAKAVVlE413VmRB_uP2txUS2kaOO-L1skd4ErVG77oC

 

 

Inforpress

Você precisa fazer login ou registar para responder

Você precisa fazer login ou registar para comentar

Noticias Similares

Oito empreendedores cabo-verdianos vão beneficiar do programa de Empreendedorismo da Fundação Tony Elumelu

Oito empreendedores cabo-verdianos vão beneficiar do programa de...

26 março 2024
Premeados da primeira edição do Prémio Nacional de Empreendedorismo

Premeados da primeira edição do Prémio Nacional de Empreendedorismo...

26 março 2024
Portugal: Cimeira de Afro-empreendedorismo quer fortalecer empreendedorismo na comunidade lusófona e latino-americana

Portugal: Cimeira de Afro-empreendedorismo quer fortalecer empreendedorismo...

25 março 2024