Grupo Vinci escolhido para gerir aeroportos e aeródromos de Cabo Verde
Negocia
Negocia
10 maio 2022

O Governo aprovou a atribuição da concessão do serviço público aeroportuário de apoio à aviação civil nos quatro aeroportos internacionais e três aeródromos ao grupo Vinci, segundo um decreto-lei publicado na semana passada.

“O Governo entende, assim, que a proposta apresentada pela sociedade Vinci Airports SAS assegura, cabal e adequadamente, os propósitos sociais, estratégicos e financeiros subjacentes à concessão do serviço público aeroportuário de apoio à aviação civil nos aeroportos e aeródromos de Cabo Verde, pelo que decide atribuir à referida sociedade a concessão em apreço”, lê-se no decreto-lei aprovado em Conselho de Ministros.

“De acordo com o Relatório Fundamentado elaborado pela Equipa Negocial, considerando o contexto mundial actual, conclui-se que a proposta final vinculativa apresentada pela sociedade convidada para a concessão do serviço público aeroportuário em Cabo Verde reúne as condições para a sua aceitação pelo Governo de Cabo Verde”, acrescenta.

O decreto-lei, sem detalhes do negócio agora aprovado pelo Governo, refere que a concessão ao grupo Vinci abrange os aeroportos internacionais nas ilhas de Santiago (Praia), Sal, Boa Vista e São Vicente, bem como os três aeródromos do país, nas ilhas do Maio, Fogo e São Nicolau.

Sublinha igualmente que a Vinci Airports SAS “deve proceder à constituição de uma sociedade de direito cabo-verdiano, com o fim específico de celebrar o contrato de concessão e prosseguir o objecto de concessão, nos termos da proposta apresentada”.

O Governo já tinha anunciado em 2019 a intenção de concessionar a gestão dos aeroportos e aeródromos nacionais, actualmente a cargo da empresa pública Aeroportos e Segurança Aérea (ASA), que ficará apenas com o controlo do tráfego aéreo.

O mesmo decreto-lei, aprovado em Conselho de Ministros em 25 de Fevereiro e promulgado pelo Presidente da República, José Maria Neves, em 02 de Maio, refere que os activos actualmente afectos à actividade aeroportuária da ASA “e necessários à prossecução da concessão transferem-se para a concessionária”, conforme previsto no contrato de concessão, que ainda terá de ser assinado pelas duas partes.

Está ainda previsto o pagamento de uma compensação pela transmissão de activos e perda da concessão pela nova concessionária à empresa ASA, “no montante e nos termos a acordar”, lê-se.

Será também criada uma equipa multidisciplinar com a missão de acompanhar a concessão atribuída ao grupo Vinci, “tendo em vista assegurar o integral cumprimento pelas partes do contrato de concessão que vier a ser celebrado entre o concedente e a concessionária”.

No texto do mesmo decreto-lei é recordado que o grupo Vinci actua no mercado como “operador privado de aeroportos líder no mundo”, sendo responsável pela gestão, desenvolvimento e operação de 45 aeroportos em França, Portugal, Reino Unido, Chile, Brasil, Japão, Suécia ou Estados Unidos da América, entre outros.

“Servida por 250 companhias aéreas, a rede de aeroportos da Vinci Airports lidou com 250 milhões de passageiros em 2019”, lê-se ainda.

https://expressodasilhas.cv/economia/2022/05/04/grupo-vinci-escolhido-para-gerir-aeroportos-e-aerodromos-de-cabo-verde/79869

Expresso das Ilhas

Você precisa fazer login ou registar para responder

Você precisa fazer login ou registar para comentar

Noticias Similares

Volume de negócios em Cabo Verde diminui 0,7 p.p no primeiro trimestre de 2022 face ao trimestre homólogo – INE

Volume de negócios em Cabo Verde diminui 0,7 p.p no primeiro trimestre...

10 junho 2022
Cimpor quer explorar pozolanas em Santo Antão e apresenta plano de investimento em cerca de 5 milhões de contos

Cimpor quer explorar pozolanas em Santo Antão e apresenta plano de...

18 maio 2022
“O vinho do Fogo é um património que transmite uma identidade histórico-cultural”– historiador

“O vinho do Fogo é um património que transmite uma identidade...

10 maio 2022