Cimpor quer explorar pozolanas em Santo Antão e apresenta plano de investimento em cerca de 5 milhões de contos
Negocia
Negocia
18 maio 2022

A Cimpor, cimenteira portuguesa, apresentou ao governo um plano de investimentos de 48 milhões de euros, cerca de 5.5 milhões contos, com o objetivo de reforçar a parceria estratégica. Entre outros investimentos, este plano inclui uma proposta para a concessão da exploração de pozolanas na ilha de Santo Antão.

De acordo com um comunicado da empresa, a exploração de pozolanas em Santo Antão é um investimento crucial para o desenvolvimento da sua actividade, assim como para o crescimento da economia local.

O CEO da Cimpor Portugal e Cabo Verde, Luís Fernandes, garante que “a Cimpor está a desenvolver em todas geografias em que opera uma política de redução acelerada de emissões de CO2 associadas ao cimento. O recurso à incorporação de pozolanas, entre outras matérias-primas, na produção de cimento é uma das medidas fundamentais para a obtenção dos objetivos pretendidos”.

Já João Brito e Cunha, Administrador da Cimpor em Cabo Verde, explica que “estes investimentos surgem na sequência do reforço da aposta da nossa empresa no País, nomeadamente em novas áreas da economia cabo-verdiana.

“Também demonstrámos interesse em diversificar investimentos, quer na gestão e na concessão portuária, quer na produção de energia renovável”, conclui o responsável, citado no comunicado.

Presente em Cabo Verde desde 2005, a Cimpor é líder no mercado de cimento, de cimentos cola e de aço. Em termos de produção de betão e agregados foi concretizado um conjunto de investimentos superiores a 6 milhões de euros na instalação de duas novas centrais de britagem, e duas novas centrais de betão nas ilhas de Santiago e do Sal.

As reservas de pozolana – rocha de origem vulcânica que se adiciona e reforça o cimento – estão estimadas em 10 milhões de toneladas na ilha de Santo Antão, concentradas nas proximidades da cidade do Porto Novo.

Autoria:SHEILLA RIBEIRO, 13 maio 2022 9:41

Cimpor quer explorar pozolanas em Santo Antão e apresenta plano de investimento em cerca de 5 milhões de contos (expressodasilhas.cv)

Expresso das Ilhas

Você precisa fazer login ou registar para responder

Você precisa fazer login ou registar para comentar

Noticias Similares

Volume de negócios em Cabo Verde diminui 0,7 p.p no primeiro trimestre de 2022 face ao trimestre homólogo – INE

Volume de negócios em Cabo Verde diminui 0,7 p.p no primeiro trimestre...

10 junho 2022
Grupo Vinci escolhido para gerir aeroportos e aeródromos de Cabo Verde

Grupo Vinci escolhido para gerir aeroportos e aeródromos de Cabo...

10 maio 2022
“O vinho do Fogo é um património que transmite uma identidade histórico-cultural”– historiador

“O vinho do Fogo é um património que transmite uma identidade...

10 maio 2022