Novo presidente da CCS promete dinamizar e diversificar o sector empresarial
Negocia
Negocia
17 janeiro 2022

O novo presidente da Câmara de Comércio de Sotavento (CCS), Marcos Rodrigues, empossado este sábado, prometeu trazer “mais dinamismo, inovação e criar novas perspectivas” de modo a diversificar o sector empresarial em Cabo Verde.

Durante a sua intervenção na cerimónia de posse, o empresário Marcos Rodrigues disse que vai trabalhar para a sustentabilidade financeira da CCS, reforçar o associativismo, mobilizar novos parceiros, apoiar e apostar numa gestão e formação de excelência e na internacionalização da instituição.

Tendo em conta que a economia está centrada no sector do turismo, defendeu que é necessário ter outras valências de desenvolvimento económico para que em situações críticas, como da pandemia da covid-19, possam sustentar o país, com inovações, novas perspectivas nas áreas do agroturismo, da economia azul, verde e das tecnologias de informação e comunicação (TIC).

“Existem aqui vários sectores em que possamos alavancar com maior precisão o desenvolvimento de Cabo Verde”, mencionou o presidente da CCS, que considerou que a pandemia da covid-19 serviu para tirar lições e aprender algumas coisas.

Segundo disse, a crise pandemia constitui também uma nova oportunidade de viragem e de mudança, onde a economia global está neste momento em transição, onde os países desenvolvidos têm colocado uma série de factores críticos do desenvolvimento que estavam estagnados numa nova viragem.

“Estou a falar na questão da nova rede de comércio a nível da mundial sustentando sobre a tecnologia também, estamos a falar da questão da saúde, educação e do teletrabalho, tudo isso são oportunidades gritantes que se abrem e que se veio ter um acento tónico durante a pandemia”, apontou.

Para Marcos Rodrigues, a educação, a saúde e os negócios não serão os mesmos do que eram antes, porque há uma mudança de paradigmas que assenta no novo modelo de fazer as coisas.

Lembrou que a CCS se tem afirmado como uma instituição “robusta, resistente e com credibilidade acrescida” e tem desempenhado um “papel vital” no Conselho de Concertação Social, procurando superar qualitativamente os seus desafios e tem feito alianças e parcerias estratégicas quer interna e externa com outras instituições.

Acrescentou que a CSS espera contar com o apoio do Estado e dos parceiros de desenvolvimento para superar os seus “enormes desafios” e potenciar as suas oportunidades promocionais, visando contribuir para o desenvolvimento de Cabo Verde e, consequentemente, para o bem-estar das populações.

A cerimónia foi presidida pelo primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, que reafirmou a “disponibilidade, dedicação e atitude” de parceria do Governo em continuar a trabalhar com a nova equipa para caminhar rumo ao desenvolvimento sustentável.

“A nova equipa desejo sucessos nessa nova empreitada que é importante para o desenvolvimento do país e para a sua economia”, disse o chefe do Governo, afirmando que o contexto actual ainda é difícil e de incertezas, mas “é desafiante” para a retoma económica.

C/ Inforpress

Inforpress

Você precisa fazer login ou registar para responder

Você precisa fazer login ou registar para comentar

Noticias Similares

DIAGNÓSTICO DO SETOR PRIVADO NACIONAL

DIAGNÓSTICO DO SETOR PRIVADO NACIONAL

06 março 2024
E-Business Lab, da Uni-CV promove concurso de ideias de negócios digital

E-Business Lab, da Uni-CV promove concurso de ideias de negócios...

02 fevereiro 2024
Organização faz balanço muito positivo da segunda edição da feira de empreendedorismo ‘made in Cidade Velha’

Organização faz balanço muito positivo da segunda edição da feira...

22 janeiro 2024