Jovem surdo abre agência de turismo para promover o turismo inclusivo em Cabo Verde
Negocia
Negocia
26 setembro 2022

Cidade da Praia, 26 Set (Inforpress) – O jovem surdo Gracelindo Monteiro abriu hoje, na cidade da Praia, a sua agência de turismo, virada para o turismo inclusivo dos surdos-mudos em Cabo Verde

A agência, que fica localizada no bairro do Palmarejo, arranca com três agentes. com o objectivo de dar respostas à necessidade de guias/intérpretes para os visitantes surdos-mudos que chegam a Cabo Verde.

Gracelindo Monteiro explicou aos jornalistas, no momento da abertura oficial da sua agência, que a ideia de criar esse projecto nasceu depois de ter mantido contacto com um grupo de turistas estrangeiros e experimentar as dificuldades de comunicação que os mesmos enfrentam.

“Há muitos turistas que chegam aqui e só encontram guias/ouvintes e não conseguem se comunicar. Os surdos que fazem turismo em Cabo Verde não têm acesso a comunicação. Por isso, eu mesmo fui estudar a língua gestual internacional que é diferente da língua gestual cabo-verdiana e comecei a trabalhar como guia/interprete”, disse.

Gracelindo Monteiro adiantou que passou três anos a estudar a língua gestual internacional, para que a comunicação fosse mais acessível.

A empresa arranca com três agentes e neste momento já tem iniciado uma formação de um grupo de surdos com ouvintes para que os ouvintes possam aprender a língua gestual.

Conforme explicou, primeiramente, os formandos vão aprender a língua gestual na língua portuguesa e na língua cabo-verdiana e depois a língua gestual internacional como segunda língua para que possam estar preparados para trabalhar com os turistas.

O projecto conta com apoio da Câmara Municipal da Praia, mas Gracelindo Monteiro espera contar com outros apoios para levar avante esse seu projecto que tem também esse cunho de ajudar os surdos-mudos.

“Estamos a notar que há muitas pessoas surdas deprimidas porque não conseguem um trabalho e ficam sempre em casa. Por isso criei esse projecto com a intenção de dar trabalho aos surdos”, argumentou.

Para a presidente da Associação Cabo-verdiana de Surdos, Helena Augusta Tavares, trata-se de um projecto muito importante, já que para além de ajudar outros surdos-mudos, vai também facilitar a comunicação a nível do turismo interno.

“Os surdos enfrentam muitas dificuldades quando vão por exemplo à recepção de um Hotel, nas praias. Aqui na Praia temos alguns intérpretes, nas outras ilhas não existem e temos enfrentado essas dificuldades. Estou contente com esta iniciativa”, declarou.

Jovem surdo abre agência de turismo para promover o turismo inclusivo em Cabo Verde

Fonte:

Inforpress

https://inforpress.cv/jovem-surdo-mudo-abre-agencia-de-turismo-para-promover-o-turismo-inclusivo-em-cabo-verde/?fbclid=IwAR38-pG4zNVWMKNnjAe7VOdpul-Lp

Você precisa fazer login ou registar para responder

Você precisa fazer login ou registar para comentar

Noticias Similares

CMBV organiza mesa redonda

CMBV organiza mesa redonda "Turismo e Investimentos Verdes" e apresenta...

27 setembro 2023
X edição do Kavala Fresk Festival acontece de 8 a 10 de Julho

X edição do Kavala Fresk Festival acontece de 8 a 10 de Julho

01 julho 2022
Empresa alemã lança plataforma CaboWork para atrair nómadas digitais para Cabo Verde

Empresa alemã lança plataforma CaboWork para atrair nómadas digitais...

17 junho 2022