EDUCAÇÃOConhecidos os 5 investigadores cabo-verdianos vencedores do Prémio Científico 2023
Negocia
Negocia
13 novembro 2023

O Prémio Científico deste ano, atribuído pelo Governo de Cabo Verde, vai para os investigadores José Joaquim Santos, Anyse Pereira, Hélio Rocha, Ava Cardoso e Nelmer Gonçalves.  Este prémio visa promover ações que fomentem a cultura da investigação.

José Joaquim Santos venceu com o trabalho sobre Simulação, Análise e Avaliação Termo-económica de Sistemas Térmicos, na categoria Cabo Verde Global Scientific Prize, destinado aos projetos de investigação liderados por investigadores cabo-verdianos no país e na diáspora.

Anyse Pereira foi distinguida com a sua tese de doutoramento em Saber Tropical e Gestão, que destaca a importância da biodiversidade de plantas em Cabo Verde, fazendo uma abordagem multissectorial, a nível agrícola, medicinal e a nível recursos genéticos existentes nas plantas endémicas e autóctones do país.

Ava Cardoso vence Prize for Girls 

A distinção para a Cabo Verde Prize for Girls and Women in ICT foi para Ava Cardoso destinado às teses de mestrado ou doutoramento de meninas e mulheres cabo-verdianas no país e na diáspora na área das TIC, com o trabalho, tese de mestrado, que faz uma análise do sistema de entrega de pequenas encomendas na Enapor do Porto Grande.

O Prémio de Ficção Científica João Vário para Jovens Pré‑universitários, destinado aos textos inéditos de ficção científica de jovens pré-universitários, foi para o trabalho intitulado Distantes, uma narrativa ficcional sobre o ano de 2024, do jovem Nelmer Gonçalves, que alerta a humanidade para a crise ambiental que pode provocar a extinção da vida na Terra.

Fomentar cultura da investigação 

O valor global de cada um dos prémios é de um milhão e quinhentos mil escudos, sendo que o rendimento de propriedade intelectual é de quinhentos mil escudos, igual valor para a promoção e divulgação dos resultados do projeto em Cabo Verde, e a terceira parcela de quinhentos mil escudos será reservada para a internacionalização do trabalho premiado.

O Prémio de Ficção Científica João Vário para Jovens Pré-universitários é no valor de cinquenta mil escudos.

A atribuição do prémio científico é uma iniciativa do Governo, através do Ministério da Educação, com o propósito de promover ações que fomentem a cultura da investigação científica e tecnológica, incentivando a competição científica com base em regras transparentes para privilegiar a excelência na ciência.

 

Anaçao

Você precisa fazer login ou registar para responder

Você precisa fazer login ou registar para comentar

Noticias Similares

Projeto Campus de Matemática Gulbenkian para impulsionar jovens talentos em matemática

Projeto Campus de Matemática Gulbenkian para impulsionar jovens talentos...

10 setembro 2023
Rúben Dias: De limpador de vidros a engenheiro de produção

Rúben Dias: De limpador de vidros a engenheiro de produção

10 setembro 2022
Semana Global do Dinheiro quer melhorar alfabetização financeira de crianças e jovens

Semana Global do Dinheiro quer melhorar alfabetização financeira...

24 março 2022