Cidade da Praia: Governo entrega certificados e kits a 100 jovens que fizeram formação profissional
Negocia
Negocia
06 dezembro 2023

https://www.balai.cv/noticias/economia/cidade-da-praia-governo-entrega-certificados-e-kits-a-100-jovens-que-fizeram-formacao-profissional

O Governo entregou hoje certificados e kits a 100 jovens de diferentes bairros da Cidade da Praia que fizeram formação profissional, em diversas áreas, no âmbito do Programa Educação para a Paz, Cidadania e Justiça Social.

Ao presidir à cerimónia de entrega dos certificados, que aconteceu esta manhã, no Salão de Banquetes do Palácio do Governo, o primeiro-ministro Ulisses Correia e Silva garantiu que o Governo, através do IEFP, continua a fazer grandes apostas nos jovens para terem melhores condições de vida tanto para a realização pessoal como para o apoio às suas famílias.

O Executivo desejou sucessos a esses jovens, nesta nova etapa, apelando para que sejam uma referência para os outros jovens.

Esses jovens receberam formação nas áreas de eletromecânica, eletricidade, canalização, instalação de tetos falsos, pladur e climatização, entre outros cursos, que lhes vai ajudar a inserirem-se no mercado mais rapidamente.

Por seu lado, o presidente do Instituto do Emprego e Formação Profissional de Cabo Verde (IEFP), Paulo Santos, disse que este é um compromisso do Governo de formar os jovens para o mercado de trabalho, sobretudo neste momento de crise que assola o mundo, e desejou muitos sucessos aos formandos.

Paulo Santos avançou que, em 2024, vão continuar a beneficiar ainda mais jovens em situações de vulnerabilidade, com formações em diversas áreas, no sentido de terem mais ferramentas para o seu desenvolvimento pessoal e profissional.

Para a porta-voz de formandos da Escola Secundária Polivalente Cesaltina Ramos, Lina Gomes, esta formação proporcionou-lhes novos “horizontes e amizade” e principalmente o contacto com os profissionais extremamente capacitados, trazendo novas informações e experiências que enriqueceram os seus conhecimentos e que levarão para o resto da vida.

Continuou dizendo que o encerramento desta etapa é resultado da confiança e do desempenho de cada um, por isso aproveitou para agradecer o Governo pela oportunidade que tem dado aos jovens, sobretudo, para os que não têm rendimento para fazerem uma formação.

Por sua vez, o porta-voz do Centro de Formação Profissional e Emprego da Variante, Bertti Sanches, afirmou que esta formação foi “enriquecedora” para eles e aproveitou para agradecer também ao Governo, apelando para apoiar cada vez mais os jovens.

Por fim, o diretor da Escola Secundária Polivalente Cesaltina Ramos, António Afonso, disse que é com “muita gratidão a importância” que o Governo tem apoiado esses jovens com educação e formação profissional, afirmando que são ferramentas catalisadoras para o desenvolvimento do País.

No seu discurso, propôs ao Governo que esta escola se torne a sede de formação profissional para os jovens de diferentes bairros da Cidade da Praia, no sentido de contribuir para a redução dos problemas sociais dos mesmos e proporcionar competências e perspetiva de empregabilidade, bem como, a introdução de novos cursos.

Esta formação foi uma iniciativa do Gabinete do primeiro-ministro e surgiu após um processo de pacificação entre grupos rivais no bairro do Brasil, na cidade da Praia, a pedido destes grupos.

Esta iniciativa contou com a colaboração do IEFP através do Centro de Formação e Emprego de Variante e a Escola Secundária Polivalente Cesaltina Ramos em parceria com a Associação Children ́s Trust CV e a Associação Hotu Rumo.

Balai

Você precisa fazer login ou registar para responder

Você precisa fazer login ou registar para comentar

Noticias Similares

Esteticista Mara Silva forma mais 11 jovens mulheres em design de sobrancelhas na OMCV-SV

Esteticista Mara Silva forma mais 11 jovens mulheres em design de...

11 janeiro 2024
Governo destaca a importância da ciência para o desenvolvimento e pede mais investimentos na formação de novos Doutores

Governo destaca a importância da ciência para o desenvolvimento...

13 novembro 2023
Praia recebe ação de capacitação em governação digital na administração pública

Praia recebe ação de capacitação em governação digital na administração...

13 novembro 2023