"Integração dos empresários jovens e mulheres na recuperação económica. Promoção da inovação e do empreendedorismo focado especialmente na juventude e nas mulheres. Promover a coesão social e programas de integração comunitária."
Inscrições Fechadas
Sobre o Concurso
O que é o Fundo LAVANTA?
É um fundo financiado pelo mecanismo de Financiamento Rápido RFF do PNUD no âmbito do INFF (Integrated National Finance Framework) que tem como objetivo proporcionar alavancagem de financiamento junto da banca comercial de projetos inovadores liderados por jovens e mulheres.
Objetivo do Programa
Fomentar o desenvolvimento de projetos inovadores do setor privado liderado por jovens e mulheres a nível local, através de um processo inclusivo envolvendo as estruturas municipais, visando incentivar a inovação, o empreendedorismo e um maior empoderamento dessas duas camadas sociais sobretudo os residentes nas comunidades mais vulneráveis.
Público-alvo
Jovens com idade compreendida entre os 18 e 35 anos ou mulheres sem qualquer limite de idade.
Financiamentos
Montante mínimo de 150.000$00 (cento e cinquenta mil escudos) e máximo de 1.500.000$00 (um milhão e quinhentos mil escudos).
Âmbito
O programa é de âmbito nacional, sendo aceites candidaturas de todas as ilhas e concelhos do território nacional
Sectores / Áreas Temáticas
Elegibilidade
Candidaturas (1ª Edição do Programa)
Serão selecionadas na Etapa II as candidaturas que:
a) Estejam alinhadas com as áreas temáticas elegíveis;
b) Tenham aplicabilidade no território nacional e potencial de escala;
c) Correspondam a uma inovação socioeconómica;
d) Apresentem um elevado potencial de desenvolvimento económico.
Critérios de Avaliação das Candidaturas e Seleção de Projetos Vencedores
Comissão de Avaliação das Candidaturas
Dê aos seus amigos a oportunidade de aprender e crescer em suas jornadas empreendedoras.
Para enviar convites para múltiplas pessoas separe cada endereço com vígulas.
É um fundo financiado pelo mecanismo de Financiamento Rápido RFF do PNUD no âmbito do INFF (Integrated National Finance Framework) que tem como objetivo proporcionar alavancagem de financiamento junto da banca comercial de projetos inovadores liderados por jovens e mulheres.
Jovens, com idade compreendida entre os 18 e 35 anos ou mulheres (de qualquer idade), residentes no território nacional ou da diáspora cabo-verdiana no estrageiro. Os projetos têm que ter aplicabilidade no território nacional e ter potencial de escala.
Preenchendo um formulário online através do link: https://forms.gle/MVWx66jVYfCqQqWf6
(1) Economia verde, (2) Economia azul, (4) Saúde e assistência social, e (4) Soluções digitais e tecnológicas (5) Outros Setores com potencial empresarial de geração de emprego e rendimento sustentáveis.
Os projetos que forem selecionados de acordo com os Critérios de Avaliação das Candidaturas e Seleção de Projetos Vencedores serão financiados com um montante mínimo de 150.000$00 (cento e cinquenta mil escudos) a máximo de 1.500.000$00 (um milhão e quinhentos mil escudos), nas condições de financiamento do programa.
O programa tem 6 (seis) fases: (1) Apresentação das candidaturas, (2) Avaliação e seleção das ideias de negócios vencedoras, (3) Programa de aceleração empresarial e elaboração dos Planos de Exploração, (4) Avaliação dos Planos de Exploração e condições de financiamento do projeto empresarial, (5) Contratualização de crédito junto à banca nas condições do programa e (6) Seguimento e avaliação dos desembolsos
Não. Concurso está aberto a todos que cumpram os requisitos de elegibilidade (jovens e mulheres). Contudo a experiência do promotor e a capacidade técnica da equipa de implementação são critérios de avaliação e seleção do concurso.
O candidato deverá contactar a organização e submeter uma nova candidatura se necessário. (durante o período de candidatura apenas)
A Economia Verde é definida como “uma economia que resulta em melhoria do bem-estar da humanidade e igualdade social, ao mesmo tempo em que reduz os riscos ambientais e a escassez ecológica”. Ela tem três características principais: baixa emissão de carbono, eficiência no uso de recursos e busca pela inclusão social. (UNEP)
A Economia Azul é um novo conceito e uma nova abordagem para a promoção do crescimento das economias marítimas e a valorização dos recursos oceânicos, costeiros e áreas afins. Este conceito está ancorado na conservação dos ecossistemas aquáticos e marinhos, na utilização e gestão sustentável dos recursos oceânicos e baseia-se nos princípios de equidade, de inclusão social, de eficiência energética e de desenvolvimento com baixa emissão de carbono. (in Cabo Verde Ocean Week, caboverdeoceanweek.cv)
Seu objetivo é garantir a proteção social aos cidadãos, ou seja, apoio a indivíduos, famílias e à comunidade no enfrentamento de suas dificuldades, por meio de serviços, benefícios, programas e projetos para viabilizar o seu acesso às políticas sociais, como a saúde, a educação, a previdência social, a habitação, a assistência social e a cultura.
A palavra fintech é uma abreviação para financial technology (tecnologia financeira, em português). Ela é usada para se referir a startups ou empresas que desenvolvem produtos financeiros totalmente digitais, nas quais o uso da tecnologia é o principal diferencial em relação às empresas tradicionais do setor (Wikipédia).
Sim. Serão priorizados projetos digitais na nível de FINTECH e os ligados às áreas temáticas do concurso: Economia Verde, Economia Azul e Saúde e Assistência Social.
Você pode usar este formulário para entrar em contato com a equipe organizadora deste portal com perguntas gerais.
Podemos responder a quaisquer das suas perguntas ou comentários.
Antes de enviar sua pergunta, analise nossa area de perguntas frequentes.
Cidade da Praia. Ilha de Santiago.
fundolavanta@gmail.com
https://negocia.cv
Qual o motivo / assunto da mensagem?