Sector informal garante 52% dos empregos em Cabo Verde – INE
Negocia
Negocia
27 maio 2022

Cidade da Praia 24 Mai (Inforpress) – O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgou que 52 por cento (%) dos empregos em Cabo Verde são informais, sem direito à protecção social, férias anuais e o descanso semanal pagos, e o emprego precário situa-se nos 22%.

Estas informações foram avançadas pela técnica estatística Noemi Ramos, durante o ateliê de socialização e validação do Perfil Nacional em matéria de trabalho digno, que decorreu na Cidade da Praia.

“A informalidade do trabalho, neste momento situa-se, em Cabo Verde, à volta dos 52%. São empregos que ainda o empregado não tem direito à protecção social e nem direito às férias anuais pagas e o descanso semanal pago, isso é a definição para os empregos informais”, precisou a responsável.

Noemi Ramos indicou, igualmente, que a caracterização do emprego precário no arquipélago situa-se nos 22%, ou seja, explicou, 22% dos empregados são trabalhadores sazonais.

“Relativamente aos jovens, o que podemos constatar é que 35% destes entre 15 e 35 anos, em 2020, estavam sem emprego e fora do sistema de ensino ou de formação profissional e no grupo etário 15 a 24 esta percentagem é de 33%”, informou a técnica do INE.

Comunicou ainda que cerca de 37% dos empregados trabalham com contratos verbais e que podem ser considerados uma precariedade dos empregos em Cabo Verde.

Em termos de salários, Noemi Ramos fez saber que a média do salário dos trabalhadores por conta de outrem ronda os 31 mil escudos mensais, no entanto, precisou, com alguma diferença entre os homens e as mulheres, sendo que em média os homens recebem cerca de 33 mil escudos e as mulheres 29 mil escudos.

Os indicadores do INE concluem ainda que 26% dos trabalhadores por conta de outrem recebem menos de 14 mil escudos por mês, quando o valor do salário mínimo no país é de 13 mil escudos.

Segundo a técnica, em Cabo Verde, o salário é um indicador que ainda não conseguem “medir correctamente” por ser uma matéria “muito sensível”, uma vez que as pessoas não gostam de precisar o montante do salário mensal arrecadado.

No que tange a carga horária, assinalou que a mesma ronda 40 horas semanais em 2020, salientando que com a pandemia constataram uma redução da carga horária de 2019 para 2020.

O Perfil Nacional do Trabalho Digno foi elaborado pelo Governo de Cabo Verde em parceria com o Sistema das Nações Unidas, do escritório da OIT em Dacar, do Observatório do Mercado de Trabalho e do Instituto Nacional de Estatística, no sentido de compilar uma lista de indicadores para avaliar o progresso nacional no alcance das metas da Agenda do Trabalho Digno, bem como da Agenda 2030.

O mesmo fornece informações sobre todas as dimensões do trabalho digno no país, analisa o progresso dos indicadores estatísticos e legais do trabalho digno no contexto da política laboral, e constitui num instrumento de monitoramento e avaliação.

O ateliê de socialização teve como objectivo reforçar a avaliação do progresso em matéria de trabalho digno e influenciar o planeamento e desenvolvimento de políticas nacionais, programas nacionais e actividades regionais para a medição e promoção do trabalho digno.

Fonte da Notícia:

Inforpress

Sector informal garante 52% dos empregos em Cabo Verde – INE | INFORPRESS

Inforpress

Você precisa fazer login ou registar para responder

Você precisa fazer login ou registar para comentar

Noticias Similares

Anúncio de Concurso Consultoria Individual Nacional (IC)

Anúncio de Concurso Consultoria Individual Nacional (IC)

02 abril 2024
Portugal: Unidade Hoteleira vai promover um Open Day de recrutamento

Portugal: Unidade Hoteleira vai promover um Open Day de recrutamento

01 abril 2024
Candidaturas ao Fundo de Pequenos Projetos – edição 2024

Candidaturas ao Fundo de Pequenos Projetos – edição 2024

25 março 2024