São Vicente vai receber feira internacional da propriedade intelectual
Negocia
Negocia
31 julho 2022

 

O primeiro-ministro anunciou, esta sexta-feira, 30, que o Governo pretende realizar, no Mindelo, uma “grande feira” internacional e regional de propriedade intelectual, em parceria com a   Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI).

Ulisses Correia e Silva fez o anúncio ao presidir a cerimónia da inauguração das obras de reabilitação Centro Nacional de Artesanato e Design (CNAD), edifício que, segundo o chefe do Governo, vai aumentar o valor dos eventos culturais que já existem em São Vicente.

“Vamos trazer uma grande feira internacional e regional de propriedade intelectual, em parceria com a Organização Mundial da Propriedade Intelectual e eu não tenho dúvidas de que será um grande momento. Nós temos que tirar todas as vantagens do que é a propriedade intelectual, nomeadamente dos direitos do autor e do que pode impulsionar o desenvolvimento das indústrias criativas aqui em Cabo Verde”, afirmou.

Para o primeiro-ministro, o CNAD é um grande “tributo ao espírito vanguardista e urbano” da cidade do Mindelo, um “novo farol” para as artes e para os criadores cabo-verdianos e espelha a ambição do País para estar a participar “nos grandes diálogos internacionais, de vanguarda, da inovação, da investigação colaborativa” e no desenvolvimento integrado do sector das indústrias criativas.

“O valor cultural, arquitectónico e económico que o CNAD representa vai aumentar seguramente a notoriedade internacional do Mindelo. Contribui significativamente para impulsionar Cabo Verde e São Vicente como uma plataforma cultural e de inovação e de referência com a valorização das indústrias criativas”, declarou o chefe do Governo, para atracção de eventos nacionais e internacionais, continuou, que, por sua vez, dinamizam a economia da ilha.

Conforme o chefe do Governo, o novo Centro Nacional de Artesanato e Design ainda faz parte de um processo que visa a certificação do artesanato nacional, formalizar a actividade do artesão e institucionalizar o estatuto do artista cabo-verdiano.

Sub-região africana

Por sua vez, o ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente, disse que a intenção do Governo é que o CNAD seja um “farol das indústrias criativas” não só no País, mas também na sub-região africana.

“É uma extraordinária construção e a consolidação do nosso percurso como povo, no campo da cultura, uma homenagem aos fundadores do Centro Nacional de Artesanato (CNA), aos músicos, criadores, artesão e designers do presente e futuro”, defendeu o governante, para quem, apesar da inauguração, só agora é que começa o trabalho.

“Só agora começa o trabalho de colocar CNAD em todas as revistas internacionais do sector, na programação dos grandes centros culturais, fazer uma programação de qualidade no Mindelo, continuar a valorizar as gerações anteriores, ensinar a arte e a cultura para o futuro e consolidar a independência de programação do CNAD”, prognosticou Abraão Vicente assegurando que o CNAD goza de “absoluta autonomia criativa e de programação”.

As obras de reabilitação e ampliação do CNAD arrancaram em Fevereiro de 2019, inicialmente com um prazo de execução de 12 meses.

Financiadas pelo Governo, o projecto inicial estava estimado em cerca de 58 mil contos.

No entanto, segundo o ministro da Cultura Abraão Vicente, “o investimento ronda neste momento mais 100 mil contos, apenas em infra-estruturas, e para a implementação do projecto CNAD serão precisos mais 40 mil contos”.

Com a obra e novas funcionalidades, o edifício antigo do CNAD passará a ser o espaço museológico Manuel Figueira, albergará um café e uma loja de artesanato, um pátio multiuso, galerias e um centro de investigação.

C/ Inforpress

 

São Vicente vai receber feira internacional da propriedade intelectual

Fonte:

A Nação 

 

https://www.anacao.cv/noticia/2022/07/31/sao-vicente-vai-receber-feira-internacional-da-propriedade-intelectual/

Você precisa fazer login ou registar para responder

Você precisa fazer login ou registar para comentar

Noticias Similares

Fogo: Gala especial comemorativa do centenário de São Filipe com Tito Paris, Bau, Assol Garcia e Jorge Sena

Fogo: Gala especial comemorativa do centenário de São Filipe com...

11 julho 2022
Praia acolhe workshop sobre Convenção da UNESCO sobre diversidade das expressões culturais

Praia acolhe workshop sobre Convenção da UNESCO sobre diversidade...

11 julho 2022
Nhô Santo António/Brava: Baile popular com nota positiva do público, artistas e organização

Nhô Santo António/Brava: Baile popular com nota positiva do público,...

13 junho 2022