São Vicente: Projecto de Pesca Sustentável terá continuidade de mais três anos e será alargado para outras ilhas
Negocia
Negocia
16 maio 2023

https://inforpress.cv/sao-vicente-projecto-de-pesca-sustentavel-tera-continuidade-de-mais-tres-anos-e-sera-alargado-para-outras-ilhas/?fbclid=IwAR0872G8iV-g_wzeUALz9sHNnlhjesBhQ0x1C-v-ZraYnetM4RMoBMGFp_c#:~:text=Mindelo%2C%2010%20Mai,JMV%0AInforpress/fim

Mindelo, 10 Mai (Inforpress) – O projecto de Pesca Sustentável da Biosfera para travar a sobre-exploração dos recursos, com enfoque na reserva marinha de Santa Luzia e ilhéus Branco e Raso, vai continuar por mais três anos e será alargado a outras ilhas.

Esta Informação foi avançada, hoje, à imprensa pelo coordenador do Projecto de Pesca Sustentável, que está a ser implementado desde 2019, durante a apresentação de resultados aos representantes das três comunidades piscatórias da ilha, Salamansa, São Pedro e Calhau.

Segundo Keider Neves, esta continuidade e alargamento do projecto deve-se ao sucesso que teve junto das comunidades piscatórias.

“Vamos com continuar o projeto por mais três anos e este está a ser replicado em outras linhas tanto em Santo Antão, em São Nicolau, Sal e Fogo e Brava. Já estão a trabalhar numa certificação para a pesca artesanal, neste caso a garoupa, que é espécie alvo do projecto, e esperamos que com a ajuda do Instituto de Gestão da Qualidade e da Propriedade Intelectual (IGPQI consigamos desenvolver este certificado que vai valorizar ainda mais o produto que é apanhado de forma artesanal”, explicou.

Conforme a mesma fonte, o projecto, arrancado em 2019, focou inicialmente na pesca artesanal desenvolvida pela comunidade piscatória de Salamansa, com objectivo de travar a sobre-exploração de espécies como a garoupa em Santa Luzia e ilhéus e ajudar na restauração dos stocks pesqueiros dessa área.

Assim, acrescentou, focou-se em formações para pescadores e peixeiras e na criação de mecanismos de comunicação que ajudassem a mudar a mentalidade junto desta comunidade.

“Desenvolvemos diversos estudos, ferramentas de sensibilização e educação, diversos vídeos educativos do projecto, ferramentas voltadas para ensinar as pessoas sobre aquilo que são as questões da sustentabilidade e gestão pesqueira em Cabo Verde”, informou Keider Neves. acrescentando que recorreram a ferramentas audiovisuais.

“Fizemos 10 vídeo-receitas com espécies de pouco valor comercial para valorizá-las e para que as pessoas as consumissem mais e, por outro lado, fazer com que os pescadores as pescassem mais, espécies, dando tempo que as outras mais exploradas possam recuperar”.

O Projecto de Pesca Sustentável da Biosfera é financiado por várias organizações internacionais ligadas, das quais o Fundo de Parceria para Ecossistemas Críticos (CEPF), Programa das Nações Unidas Para o Desenvolvimento (UNDP) Organização das Nações Unidas para a Agricultura (FAO), entre outros .

CD/JMV
Inforpress/fim

Inforpress

Você precisa fazer login ou registar para responder

Você precisa fazer login ou registar para comentar

Noticias Similares

Quinze navios previstos no projecto de desenvolvimento de uma frota de pesca do camarão-soldado no País – estudo

Quinze navios previstos no projecto de desenvolvimento de uma frota...

10 junho 2022