Resultados da 1ª Fase do programa de financiamento Fundo LAVANTA
Negocia
Negocia
04 março 2022

LAVANTA é um fundo financiado pelo mecanismo de Financiamento Rápido (RFF) do PNUD no âmbito do INFF (Integrated National Finance Framework), que tem como objetivo fomentar projetos inovadores do sector privado liderados por jovens e mulheres a nível local, promovendo a inovação, o empreendedorismo, a promoção da coesão social e programas de integração comunitária, tendo como público alvo  jovens, com idade compreendida entre os 16 e 35 anos e mulheres de qualquer idade, no âmbito dos projetos a nível local e em todo o território nacional.

O PNUD em parceria com a PROEMPRESA enquanto instituição implementadora, lançou o Fundo LAVANTA no dia 23 de agosto de 2021. O fundo oferece oportunidades a jovens ou start-ups lideradas por mulheres e PMEs com capital inicial para lançar negócios que correspondem aos aceleradores dos ODS - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável do país. Estabelecido no contexto do objetivo do INFF de mobilizar o sector privado para o desenvolvimento sustentável, o fundo promove o financiamento dos ODS numa perspetiva de baixo para cima, alterando a estrutura de incentivos institucionais dentro da qual os atores do sector privado de pequena escala operam.

O Fundo LAVANTA abrange os sectores da Economia Verde, incluindo a agricultura orgânica, gestão de resíduos e energia sustentável; Economia Azul, incluindo pescas, recifes de coral / áreas marítimas protegidas e transporte sustentável; Saúde e Assistência Social de serviços inovadores de saúde e assistência social e por fim as Soluções Digitais e Tecnológicas, incluindo Fintech promovendo a acessibilidade ao crédito e à banca.

A PROEMPRESA enquanto instituto público que atua no ecossistema empresarial promovendo o desenvolvimento das micro, pequenas e médias empresas cabo-verdianas, através de mecanismos facilitadores do acesso à assistência técnica, financiamento e inovação, garantindo competitividade à economia nacional, é a instituição responsável pelo processo de implementação do programa de financiamento Fundo LAVANTA .

Na primeira edição foram submetidas um total de 317 (trezentas e dezassete) candidaturas através da NEGOCIA Business Platform.

As candidaturas são submetidas em regime de concurso, através de formulários digitais, disponíveis na plataforma. As candidaturas recebidas foram submetidas a uma sequência de procedimentos de análise, avaliação, tomada de decisão e acompanhamento, que decorre de forma faseada, divididas nas seguintes áreas de projeto:

 

Candidaturas submetidas

Economia Azul

29

Economia Verde

90

Saúde e Assistência Social

27

Soluções Digitais e Tecnológicas

47

Outros Sectores

124

Total

317

A ilha de Santiago apresenta-se como a ilha com maior número de candidaturas submetidas, 179 candidaturas, seguida da ilha de Santo Antão em segundo lugar com 39 candidaturas e da ilha de São Vicente com 34 candidaturas.

A avaliação dos projetos apresentados pelos candidatos foi realizada pela comissão de jurados composta por representantes da Plataforma de Municípios, PROEMPRESA, PNUD e AJEC - Associação de Jovens Empresários de Cabo Verde, mediante verificação dos critérios de elegibilidade e pontuação, numa escala de (1-5) aos seguintes critérios:

  1. Alinhamento estratégico;
  2. Grau de Inovação;
  3. Impacto;
  4. Potencial de escala para mercados emergentes;
  5. Respostas às necessidades do mercado.

Dos 317 projetos apresentados, 63 não atenderam aos requisitos de elegibilidade do programa, conforme tabela abaixo:

Candidatos excluídos

Homens com mais de 35 anos

22

Falta de alinhamento estratégico

40

Aplicação repetida (Apex)

1

TOTAL

63

Embora essas inscrições não tenham cumprido os requisitos de elegibilidade para acesso ao programa, elas serão encaminhadas para outros programas de assistência técnica da PROEMPRESA, como forma de analisar possíveis intervenções.

Após avaliação das candidaturas, obteve-se 255 projetos que cumpriram os requisitos de elegibilidade, distribuídos nas seguintes áreas de projeto, da seguinte forma:

Áreas de Projeto

Outros Sectores

 

80

 

31%

Solucões Digitais e Tecnológicas

39

15%

Economia Verde

85

33%

Saúde e Assistência Social

26

10%

Economia Azul

25

10%

TOTAL

255

100%

 

Do total de 255 candidaturas, 138 candidaturas foram apresentadas por empreendedores individuais e 117 candidaturas de empresas.

Todos os candidatos pré-selecionados serão encaminhados para as fases seguintes do programa, de acordo com a necessidade identificada e o amadurecimento do projeto.

O objetivo era não deixar ninguém para trás, todos os pré-selecionados beneficiam da assistência técnica do PROEMPRESA e apoio no acesso ao financiamento. A todos os 255 candidatos pré-selecionados foi atribuído um consultor da PROEMPRESA na região e apoiado na adaptação e redefinição do seu plano de negócios. Para os selecionados a partir de uma Ideia, o consultor desenvolveu um plano de negócios para cada um.

DASHBOARD DA 1ª FASE:

negocia-img

PNUD Cabo Verde

Você precisa fazer login ou registar para responder

Você precisa fazer login ou registar para comentar

Noticias Similares

Concurso de Conhecimento Mundial da Iniciativa Pesca Costeira - Challenge Fund

Concurso de Conhecimento Mundial da Iniciativa Pesca Costeira - Challenge...

10 março 2022
Quinta edição do Prémio Nacional de Publicidade irá premiar melhores de 2020 e 2021

Quinta edição do Prémio Nacional de Publicidade irá premiar melhores...

04 janeiro 2022
“Kuadrado X” de Keiver Cardoso vence a Staurtup Weekend Fintech Praia

“Kuadrado X” de Keiver Cardoso vence a Staurtup Weekend Fintech...

16 dezembro 2021