Quatro dezenas de jovens prontos para integrar a marinha mercante com formação de marinheiros e motoristas
Negocia
Negocia
16 maio 2023

https://inforpress.cv/quatro-dezenas-de-jovens-prontos-para-integrar-a-marinha-mercante-apos-formacao-de-marinheiros-e-motoristas/?fbclid=IwAR2QDFmIJ9P57fFJVAE0uS9gIA1LuZihwg6JJy_s5mCMsvhY-BbNEJy04Eo#:~:text=Mindelo%2C%2016%20Mai,Inforpress/Fim

 

Mindelo, 16 Mai (Inforpress) – A Escola do Mar (EMar) concluiu acções de capacitação de 43 jovens, dos quais 24 marinheiros e 19 motoristas, que lançou para o mercado de trabalho, mercante ou de pesca.

As formações contaram com o financiamento do Ministério do Mar, através da Direcção Nacional de Pesca e Aquacultura, e, no acto de entrega dos certificados, no último fim-de-semana, o ministro do Mar reforçou o compromisso do Governo para com a criação de oportunidades de emprego para os jovens.

É que, segundo Abraão Vicente, há que capacitar os jovens para o mercado de trabalho, respondendo, inclusive, indicou, à demanda do mercado por novos quadros, tanto a nível nacional como internacional.

“O Governo vai continuar a trabalhar para a melhoria continua das formações e fazer com que de facto a economia azul contribua para economia do País”, reforçou o titular da pasta do Mar.

As duas formações, de acordo com a Emar e a Isecmar, que ministraram os cursos, objectivaram contribuir para a melhoria das condições de segurança individual e colectiva que decorre as actividades a bordo dos navios, “consolidar, alargar e aprofundar” os conhecimentos teórico-práticos necessários ao “cabal desempenho” da profissão a bordo dos navios da marinha mercante ou da marinha de pesca.

A formação de marinheiro teve a duração de 506 horas e a de motorista uma carga horária de 592 horas.

Entretanto, o ministro do Mar já se encontra hoje em Bruxelas (Bélgica) para encontros de trabalho com a directora-geral para a África do Serviço Europeu de Acção Externa, e com o director-geral da Direcção Geral das Parcerias Internacionais.

Na agenda, Abraão Vicente, que se faz acompanhar pelo presidente do conselho de administração da Enapor – Porto de Cabo Verde, Ireneu Camacho, leva os dossiês de expansão dos portos de São Vicente (Porto Grande) e de Santo Antão (Porto Novo) e reabilitação do estaleiro naval da Cabnave.

AA/ZS

Inforpress/Fim

Inforpress

Você precisa fazer login ou registar para responder

Você precisa fazer login ou registar para comentar

Noticias Similares

Centro de Emprego e Formação de São Vicente inicia sete cursos profissionais para formar 140 jovens

Centro de Emprego e Formação de São Vicente inicia sete cursos...

29 fevereiro 2024
Fogo: Centro de Emprego e Formação Profissional com mais seis acções de formação profissional

Fogo: Centro de Emprego e Formação Profissional com mais seis acções...

26 fevereiro 2024
IPDD - Instituto Politécnico Democracia e Desenvolvimento capacita jovens  para responder as demandas.dos micros e pequenas empresas

IPDD - Instituto Politécnico Democracia e Desenvolvimento capacita...

16 fevereiro 2024