Quatro dezenas de jovens prontos para integrar a marinha mercante com formação de marinheiros e motoristas
Negocia
Negocia
16 maio 2023

https://inforpress.cv/quatro-dezenas-de-jovens-prontos-para-integrar-a-marinha-mercante-apos-formacao-de-marinheiros-e-motoristas/?fbclid=IwAR2QDFmIJ9P57fFJVAE0uS9gIA1LuZihwg6JJy_s5mCMsvhY-BbNEJy04Eo#:~:text=Mindelo%2C%2016%20Mai,Inforpress/Fim

 

Mindelo, 16 Mai (Inforpress) – A Escola do Mar (EMar) concluiu acções de capacitação de 43 jovens, dos quais 24 marinheiros e 19 motoristas, que lançou para o mercado de trabalho, mercante ou de pesca.

As formações contaram com o financiamento do Ministério do Mar, através da Direcção Nacional de Pesca e Aquacultura, e, no acto de entrega dos certificados, no último fim-de-semana, o ministro do Mar reforçou o compromisso do Governo para com a criação de oportunidades de emprego para os jovens.

É que, segundo Abraão Vicente, há que capacitar os jovens para o mercado de trabalho, respondendo, inclusive, indicou, à demanda do mercado por novos quadros, tanto a nível nacional como internacional.

“O Governo vai continuar a trabalhar para a melhoria continua das formações e fazer com que de facto a economia azul contribua para economia do País”, reforçou o titular da pasta do Mar.

As duas formações, de acordo com a Emar e a Isecmar, que ministraram os cursos, objectivaram contribuir para a melhoria das condições de segurança individual e colectiva que decorre as actividades a bordo dos navios, “consolidar, alargar e aprofundar” os conhecimentos teórico-práticos necessários ao “cabal desempenho” da profissão a bordo dos navios da marinha mercante ou da marinha de pesca.

A formação de marinheiro teve a duração de 506 horas e a de motorista uma carga horária de 592 horas.

Entretanto, o ministro do Mar já se encontra hoje em Bruxelas (Bélgica) para encontros de trabalho com a directora-geral para a África do Serviço Europeu de Acção Externa, e com o director-geral da Direcção Geral das Parcerias Internacionais.

Na agenda, Abraão Vicente, que se faz acompanhar pelo presidente do conselho de administração da Enapor – Porto de Cabo Verde, Ireneu Camacho, leva os dossiês de expansão dos portos de São Vicente (Porto Grande) e de Santo Antão (Porto Novo) e reabilitação do estaleiro naval da Cabnave.

AA/ZS

Inforpress/Fim

Inforpress

Você precisa fazer login ou registar para responder

Você precisa fazer login ou registar para comentar

Noticias Similares

38 mulheres da Cidade da Praia recebem curso para multiplicadores da cidadania

38 mulheres da Cidade da Praia recebem curso para multiplicadores...

31 maio 2023
Primeira-Dama promove formação para mulheres desempregadas e chefes de família

Primeira-Dama promove formação para mulheres desempregadas e chefes...

09 maio 2023
Cabeleireira crioula cria projeto social para ensinar cuidados básicos com o cabelo aos que mais precisam

Cabeleireira crioula cria projeto social para ensinar cuidados básicos...

23 março 2023