Porto Novo: Feira agropecuária de Santo Antão foi “grande oportunidade” de negócios – expositores
Negocia
Negocia
17 junho 2024

https://www.balai.cv/noticias/porto-novo-feira-agropecuaria-de-santo-antao-foi-grande-oportunidade-de-negocios-expositores/

 

A décima oitava edição da feira agropecuária de Santo Antão, que terminou na noite de domingo, 16, na cidade do Porto Novo, foi “uma grande oportunidade de negócios”, segundo o balanço feito pelos expositores à Inforpress.

negocia-img

Os expositores dizem ter feito, durante o certame, que teve a duração de três dias, “uma boa venda”, considerando a feira uma das mais antigas do país, “uma grande oportunidade de negócios”, mas também um espaço para promover a agricultura, a pecuária e o artesanato da ilha de Santo Antão.

O expositor Arlindo Lopes, do Planalto Leste, disse à Inforpress que “vendeu tudo” o que trouxe à feira, ou seja, produtores agrícolas diversos.

Este agricultor disse que a mostra tem motivado os homens do campo que, todos os anos, se preparam para trazer os mais diversos excedentes agrícolas cultivados em Santo Antão, além de produtos transformados.

Também, Octávio Inocêncio, de Chã de Branquinho, disse que teve “uma boa venda”, enaltecendo também o impacto desta feira na promoção da atividade agrícola e pecuária do município do Porto Novo e da ilha de Santo Antão.

Marciano Guilherme, do Planalto Norte, fez igualmente “um balanço positivo” da feira agropecuária de Santo Antão, evento que, a seu ver, tem permitido aos agricultores e criadores de gado divulgar os seus produtos e realizar negócios.

Na abertura desta feira, o ministro do Turismo e Transportes exortou os agricultores da ilha de Santo Antão a tirar o proveito do mercado turístico das ilhas do Sal e Boa Vista.

Carlos Santos apelou aos agricultores santantonenses a aproveitarem a oportunidade de negócio que este mercado turístico oferece, informando que, por ano, os hotéis no Sal e Boa Vista consomem cerca de 100 milhões de euros só em produtos agrícolas.

“Faço um apelo aos agricultores para se organizarem como apoio do Ministério da Agricultura e Ambiente e da câmara municipal e irem à procura do mercado turístico do Sal e da Boa Vista”, realçou o ministro do Turismo, enaltecendo o investimento que o Governo está a fazer na instalação do centro de tratamento dos produtos agrícolas em Santo Antão, “precisamente” para facilitar o escoamento dos excedentes agrícolas.

Além de ser “uma exposição de grande dimensão” dos produtos agrícolas, pecuários e artesanais, a feira constitui também “uma grande mostra da gastronomia e da cultura” santantonenses, explicou o edil do Porto Novo, Aníbal Fonseca.

De acordo com a organização, a cargo da câmara do Porto Novo, “milhares” de pessoas terão passado pela feira agropecuária de Santo Antão, que contou com cerca de 60 expositores.

Esta mostra de produtos agropecuários e do artesanato de Santo Antão, que se realiza todos os anos, em Junho, no âmbito das festas de São João, teve como um dos propósitos a promoção e divulgação das atividades que estão associadas ao mundo rural (agricultura e pecuária) e ao artesanato da ilha.

Inforpress

 

Inforpress

Você precisa fazer login ou registar para responder

Você precisa fazer login ou registar para comentar

Noticias Similares

Volume de negócios em Cabo Verde diminui 0,7 p.p no primeiro trimestre de 2022 face ao trimestre homólogo – INE

Volume de negócios em Cabo Verde diminui 0,7 p.p no primeiro trimestre...

10 junho 2022
Cimpor quer explorar pozolanas em Santo Antão e apresenta plano de investimento em cerca de 5 milhões de contos

Cimpor quer explorar pozolanas em Santo Antão e apresenta plano de...

18 maio 2022
Grupo Vinci escolhido para gerir aeroportos e aeródromos de Cabo Verde

Grupo Vinci escolhido para gerir aeroportos e aeródromos de Cabo...

10 maio 2022