Ilha do Sal: IES lança programa de formalização de empresas “Nha Negócio na Legalidade”
Negocia
Negocia
19 fevereiro 2024

 

https://inforpress.cv/w/ilha-do-sal-ies-lanca-programa-de-formalizacao-de-empresas-nha-negocio-na-legalidade-?fbclid=IwAR0BVOvueUt4uRW0k_pigTFH7awo0Aas-ACmhqEidWnaLIMh36uXscvA0tA

 

Espargos, 17 Fev (Inforpress) - A incubadora “Innovation and Enterprise Support” (IES) procedeu na manhã de hoje, no Sal, ao lançamento do Programa de Formalização de Empresas “Nha Negócio na Legalidade”, visando alcançar as metas de fomento empresarial e formalização do sector informal.

O programa de formalização, oferece, conforme a directora Silvânia Cabral, capacitação, orientação especializada, acesso a financiamento e recursos essenciais para transformar ideias em empresas legalmente reconhecidas e sustentáveis.

“’Nha negócio na formalidade’, foi desenvolvido porque, além de notarmos que existem muitos empreendedores a exercerem na informalidade, muitos estão nesta situação porque não conseguem emitir um talão de vendas sem o apoio de terceiros, e porque muitos tinham enormes dificuldades em escrever e entender todo o processo na Internet. É neste sentido que surge este aplicativo”, explicou.

“Com este aplicativo, qualquer pessoa poderá elaborar o seu talão de venda por si, só que automaticamente comunica para a E-fatura (…) fica muito mais simples, apenas tendo noções de números, colocando o valor e clicando em pagar, automaticamente gera a sua fatura”, acrescentou Silvania Cabral.

“O aplicativo também possui uma outra valência em casos de clientes específicos preferirem introduzir nome e Número de Identificação Fiscal (NIF) do cliente, que normalmente pode ser feito pelo próprio vendedor, mas no caso de não conseguirem, é passado para um contabilista profissional”.

Além disso, conforme a directora do projecto, a ideia não se resume na criação de um “software” que facilita nesta questão, mas também capacita os empreendedores no que se refere a gestão de pequenos negócios, bem como na educação financeira para terem as mínimas ferramentas para gerir o próprio negócio”.

O programa ora apresentado, está definido em duas categorias: “standard” e “premium”, pelo valor mensal de 3.500 e 6.500 escudos respectivamente, e em ambas são entregues a Declaração Periódica de Rendimentos (DPR), o modelo 107 e os respectivos comprovativos dos descontos para o Instituto Nacional de Previdência Social (INPS).

Silvânia Cabral esclareceu ainda que a formalização das empresas facilita o acesso a financiamento e recursos essenciais para transformar ideias em empresas legalmente reconhecidas e sustentáveis.

“O programa visa ainda reduzir para menos de 25% a informalidade na ilha do Sal e poder expandir o mesmo para outras ilhas também”, concluiu.

 

Inforpress

Você precisa fazer login ou registar para responder

Você precisa fazer login ou registar para comentar

Noticias Similares

BIC lança “bootcamp” para promover sector empresarial com foco nas mulheres

BIC lança “bootcamp” para promover sector empresarial com foco...

05 março 2024
CUBA CONVIDA CABO VERDE PARA A 40ª EDIÇÃO DA FEIRA INTERNACIONAL DA HAVANA

CUBA CONVIDA CABO VERDE PARA A 40ª EDIÇÃO DA FEIRA INTERNACIONAL...

16 fevereiro 2024
Projecto E- Business Lab ajuda a criar mais empresas, empregos e fomentar a economia digital - líder do projecto

Projecto E- Business Lab ajuda a criar mais empresas, empregos e fomentar...

07 fevereiro 2024