Ilha do Sal: Cheetah Start destaca engajamento dos participantes na 39ª edição do Startup Weekend
Negocia
Negocia
05 setembro 2022

 

Espargos, 05 Set (Inforpress) – O director executivo da Cheetah Start, Samir Pereira, destacou hoje a participação e o engajamento das pessoas na 39ª edição do Startup Weekend, que decorreu durante três dias no Sal, cuja maratona terminou domingo à noite.

Samir Pereira falava à Inforpress no final dos trabalhos da Startup Weekend, a quinta edição a ser realizada no Sal, mas em Cabo Verde a 39ª, desta feita no âmbito das celebrações do décimo aniversário, este ano sob o tema “Sustainability”.

Segundo a mesma fonte, alimenta-se a narrativa de que os jovens não têm iniciativas, não querem desenvolver as próprias produções, estando de certa forma apáticos.

Contrariando esta tese, Samir Pereira disse que a Cheetah Start tem uma percepção diferente, sustentando que os jovens, até os menos jovens, potenciais empreendedores, têm cada vez mais interesse, procurando cada vez mais formas de criarem outras soluções, alternativas, não só para auto sustentarem, mas também criar soluções para as próprias comunidades onde estão inseridos.

Manifestando satisfação pelos resultados alcançados em mais esta edição do Startup Weekend, onde participaram 51 pessoas inscritas, destas 42 chegado ao fim, Samir Pereira disse que o Startup Weekend é um programa que tem ajudado as pessoas a darem os primeiros passos no mundo empresarial, em áreas diversas.

“Estamos muito satisfeitos, é claro que ficamos com a sensação de que podemos conseguir mais e melhores resultados, mas o que temos sentido é que o Startup Weekend tem sido um programa que, realmente, ajuda as pessoas a darem os primeiros passos no mundo empresarial”, enfatizou.

O Startup Weekend é um evento educativo, criativo e colaborativo, de três dias, onde qualquer pessoa pode desenvolver e lançar novas ideias de startup.

Permite trabalhar na criação de pitches, modelos de negócio, prototipagem, design, e validação de mercado, num ambiente de equipa amigável e de apoio em apenas 54 horas.

Assim, num universo de oito projecto desenvolvidos, Lia Varela foi a vencedora desta 39ª edição com o projecto denominado “Autoconfiança ao Volante”,

“Autoconfiança ao Volante” é um projecto desenvolvido por um grupo que quer trabalhar com pessoas com algum trauma ou dificuldade para conduzir.

“Para nós foi bom ver que, cada vez mais, os projectos introduzem mais aspectos tecnológicos no seu desenvolvimento, e isso, é um índice importante (…) ver que esta tendência vai-se aumentando de ano para ano”, frisou o responsável.

Os vencedores desta edição foram agraciados com prémios para ajudar a dar suporte à continuidade implementação dos projectos.

Nesta medida, para o primeiro lugar foi oferecido um programa de incubação por um período de seis meses, para o segundo lugar, o mesmo programa, mas para um período de três meses, e para o terceiro lugar, assistência técnica para o desenvolvimento do projecto.

“São prémios muito importantes que vão dar suporte a esses projectos na sua fase de implementação”, concluiu Samir Pereira.

Promovido pela Cheetah Start em parceria com o PNUD, o Startup Weekend (SW), um dos maiores eventos de empreendedorismo do País, completa uma década de existência e a celebração é assinalada com duas edições a nível nacional.

A segunda edição do Startup Weekend terá lugar no Fogo, de 11 a 13 de Setembro.

 

Ilha do Sal: Cheetah Start destaca engajamento dos participantes na 39ª edição do Startup Weekend

 

Fonte:

Inforpress

https://inforpress.cv/ilha-do-sal-cheetah-start-destaca-engajamento-dos-participantes-na-39a-edicao-do-startup-weekend/

Você precisa fazer login ou registar para responder

Você precisa fazer login ou registar para comentar

Noticias Similares

OMCV lança concurso nacional de negócios destinado a mulheres empreendedoras

OMCV lança concurso nacional de negócios destinado a mulheres empreendedoras

04 outubro 2023
Ilha do Sal: Concurso para futuros chefs arranca, Segunda-feira, em Santa Maria

Ilha do Sal: Concurso para futuros chefs arranca, Segunda-feira, em...

25 junho 2023
Associação promove concurso gastronómico para futuros chefs na ilha do Sal

Associação promove concurso gastronómico para futuros chefs na...

16 maio 2023