Governo vai elaborar Plano Estratégico de Formação Profissional para definir competências dos sectores catalíticos
Negocia
Negocia
04 agosto 2022

O Governo vai elaborar o Plano Estratégico de Formação Profissional para definir as demandas de competências nos sectores catalíticos de desenvolvimento do País até 2026, alinhadas com as reais necessidades da economia

Para isso, está a realizar, na Cidade da Praia, um workshop intitulado “Projeção de oferta e procura de emprego em função das necessidades e proposta de demandas de competências nos sectores catalíticos até 2026”.

Esta iniciativa, segundo uma nota do Governo enviada à redação da Inforpress, surge na sequência do processo de auscultação junto aos sectores-chave com uma equipa de trabalho para a elaboração do Plano Estratégico de Formação Profissional.

Em declarações à imprensa, após a abertura do evento, o director-geral do Emprego, Danilson Borges, informou que esse novo plano estratégico tem vigência até 2026 e que está alinhado com os sectores catalíticos identificados no âmbito dos Objectivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

“Esse plano deverá contribuir para realizar parte do desenvolvimento considerado catalítico, tendo como base de fundo o desenvolvimento do capital humano, ou seja, potenciar e identificar os sectores-chave e os perfis de competência que contribuirão para promover essas áreas”, explicou.

No entanto, apontou que a economia digital, a economia azul, as energias renováveis, o turismo e as indústrias criativas são os considerados catalíticos para a promoção do emprego, “tendo o capital humano como um sector circulante, uma vez que vai promover o desenvolvimento das capacidades”.

Danilson Borges precisou que o objectivo do Plano Estratégico de Formação Profissional é elaborar um catálogo nacional de competências em sectores-chave para que as instituições de formação profissional tenham um alinhamento de modo a reduzir o fosso entre a procura e oferta de mão-de-obra.

Por sua vez, a secretária de Estado para o Desenvolvimento Empresarial, Adalgisa Vaz, disse que é necessário uma aposta na qualidade e no levantamento contínuo das necessidades de formação para responder aos novos desafios da economia digital em alinhamento com a formação profissional.

A governante adiantou que esta iniciativa se enquadra na estratégia do Governo de desenvolvimento do capital humano, em resposta aos desafios, de curto e médio prazo, que se colocam ao desenvolvimento sustentável do País.

“O Governo, no âmbito da sua estratégia de diversificação da economia, está a criar, cada vez mais, condições para transformar Cabo Verde no País de oportunidades (…) com a implementação de políticas inclusivas de educação e aprendizagem, bem como de qualificação para a empregabilidade”, apontou.

Neste sentido, Adalgiza Vaz defendeu que é “imperativo” uma maior articulação da formação profissional com os serviços de empregos, de orientação profissional e com as políticas ativas referentes ao mercado de trabalho, através de um diálogo contínuo com todos os atores do fomento empresarial.

Em relação à elaboração do Plano Estratégico de Formação Profissional, “para antecipar as necessidades de competências através de abordagem estratégica”, considerou que é uma condição “essencial” para minimizar os desequilíbrios entre a oferta e a procura, assim como para garantir um emprego digno.

“Em particular para os cerca de 7.500 jovens dos 15 aos 35 anos sem emprego e fora do sistema do ensino ou de formação, ou seja cerca de 35 por cento (%) do total dos jovens nesta faixa etária”, indicou a secretária de Estado para o Desenvolvimento Empresarial.

O Plano Estratégico de Formação Profissional visa definir as necessidades de desenvolvimento de competências para os próximos cinco anos, em alinhamento com as grandes prioridades nacionais no horizonte 2030, ancorado na estratégia do Governo de promover o desenvolvimento do capital humano.

Inforpress

 

Governo vai elaborar Plano Estratégico de Formação Profissional para definir competências dos sectores catalíticos

Fonte:

Infrpress

 

https://www.balai.cv/noticias/governo-vai-elaborar-plano-estrategico-de-formacao-profissional-para-definir-competencias-dos-sectores-cataliticos/

Você precisa fazer login ou registar para responder

Você precisa fazer login ou registar para comentar

Noticias Similares

Centro de Emprego e Formação de São Vicente inicia sete cursos profissionais para formar 140 jovens

Centro de Emprego e Formação de São Vicente inicia sete cursos...

29 fevereiro 2024
Fogo: Centro de Emprego e Formação Profissional com mais seis acções de formação profissional

Fogo: Centro de Emprego e Formação Profissional com mais seis acções...

26 fevereiro 2024
IPDD - Instituto Politécnico Democracia e Desenvolvimento capacita jovens  para responder as demandas.dos micros e pequenas empresas

IPDD - Instituto Politécnico Democracia e Desenvolvimento capacita...

16 fevereiro 2024