​Festival Internacional de Filmes para Acção Climática do Atlântico será de 1 a 9 de Novembro
Negocia
Negocia
06 junho 2024

 

​Festival Internacional de Filmes para Acção Climática do Atlântico será de 1 a 9 de Novembro

O Festival Internacional de Filmes para Acção Climática do Atlântico (FIAC) vai acontecer de 1 a 9 de Novembro, na Cidade da Praia. Neste sentido foi lançado o Concurso de Filmes “Nha Cidade, Nha Filme”, para garantir a qualidade dos filmes e conteúdos que serão produzidos para a Mostra Oficial do FIAC.

O lançamento oficialmente do Festival Internacional de Filmes para Acção Climática do Atlântico (FIAC) aconteceu esta quarta-feira, 29, numa conferência de imprensa realizada pela Associação de Cinema e Audiovisual de Cabo Verde (ACACV) e que contou com a presença de Lawrence David Foldes da Academia de Óscares de Hollywood.

Segundo o presidente da ACACV Júlio Silvão, tiveram que adotar o processo de evolução e desenvolvimento do projecto de 2022 a esta data a uma nova roupagem, porque mudaram de filme ambiental para filme de acção climática, tendo em conta as preocupações da acção climática a nível mundial.

“E Cabo Verde não foge à regra, por ser um país ilhéu, insular, e poder correr grandes riscos pela sua geografia. Por isso, é uma preocupação de cada um e de todos, para evitar o aquecimento global, para evitar problemas respeitando a sobrevivência de animais e vegetais, para garantir o desenvolvimento saudável do ser humano, do ser animal e do ser vegetal”, realça.

Júlio Silvão explicou ainda que não foi fácil, do período de 2022 a 2024, mobilizar sinergias e meios necessários para estarem a anunciar oficialmente a realização do primeiro Festival Internacional de Filmes para a acção climática do Atlântico.

“O festival em 2022, tínhamos como parceiro diferentes festivais internacionais, um dos quais o festival ambiental mais antigo no mundo neste momento, sendo o Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela (Cineeco Seia). E nós ficamos condicionados à disponibilização de sinergias por parte destes festivais, portanto das Canárias e do Cineeco Seia, para realizarmos o nosso festival no sentido de não coincidir com os festivais deles, e nem com grandes festivais temáticos ambiental ou acção climática no resto do mundo”, sublinha Júlio Silvão.

Por seu lado, Lawrence David Foldes disse que este festival é extremamente importante, porque não é apenas um festival de cinema, ou uma competição, mas tem a ver com um dos mais importantes assuntos do mundo agora, sendo sobre o ambiente e o clima.

Em relação ao Concurso de Filmes “Nha Cidade, Nha Filme”, a organização avisa que é destinado a todos os munícipes de Cabo Verde, visando criar olhares diferenciados no respeitante às causas e consequências da mudança climática e o papel da sociedade em todo o processo da ação climática.

O concurso decorre de 29 de Maio (Dia Mundial da Energia) a 16 de Setembro (Dia Internacional de Preservação da Camada De Ozono) do ano de 2024.

“De modo a garantir a qualidade dos filmes e conteúdos que serão produzidos para a Mostra Oficial do FIAC, será lançado o Laboratório de Cinema Climático focado na capacitação, partilha e reflexão sobre o cinema e o clima, viabilizando o acesso ao conhecimento técnico e à informação de qualidade”, indica.

Conforme a mesma fonte, será uma experiência imersiva que visa envolver e imergir completamente os formandos num espaço de experimentação na realização de filmes para acção climática e no desenvolvimento de micro-projetos para minimizar o impacto das mudanças climáticas, que terá como palco principal o Parque 5 de Julho.

Neste âmbito, o director/roteirista/produtor de Hollywood Lawrence David Foldes, da comissão executiva da Academia de Óscares, para a realização das formativas de 3 a 5 de Junho: Workshop “Produtor pela primeira vez”, Workshop “Diretor pela primeira vez”, Masterclass ‘Hollywood, Directing, and Acting’, Lawrence David Foldes já abordou todos os géneros desde a sua primeira longa-metragem, o clássico Malibu High, quando foi reconhecido como o mais jovem cineasta profissional da história.

expresso das ilhas

Você precisa fazer login ou registar para responder

Você precisa fazer login ou registar para comentar

Noticias Similares

“Catxupada” selecionada para Festival Internacional de Cinema Ambiental

“Catxupada” selecionada para Festival Internacional de Cinema...

21 agosto 2022
Porto Novo: Exibição do filme “Poeta da Ilha” e atividades culturais e desportivas marcam dia da independência

Porto Novo: Exibição do filme “Poeta da Ilha” e atividades culturais...

05 julho 2022
UNESCO faz o ponto da situação do Cinema em África

UNESCO faz o ponto da situação do Cinema em África

20 fevereiro 2022