Expositores da Feira Cultural Abel Djassi apostam em materiais locais e salientam a necessidade de se comemorar o Dia de África
Negocia
Negocia
26 maio 2023

https://www.balai.cv/balai-kultural/expositores-da-feira-cultural-abel-djassi-apostam-em-materiais-locais-e-salientam-a-necessidade-de-se-comemorar-o-dia-de-africa/?fbclid=IwAR2vEVxBWbJN9kJofWuC2yEx811rYNZPz1uMYLnw-57ZHlGbSMBwVHhvEjw#:~:text=Livros%2C%20artesanato%20feito%20a%20partir%20de%20vidro%20e%20pl%C3%A1stico%2C%20malas%20de%20fibra%20de%20sisal%2C%20cal%C3%A7ado%20e%20vestu%C3%A1rio%20diversos%20s%C3%A3o%20alguns%20dos%20produtos%20que%20podem%20ser%20encontrados%20na%20Feira%20Cultural%20Abel%20Djassi%20no%20Pal%C3%A1cio%20de%20Cultura%20Ildo%20Lobo.

Livros, artesanato feito a partir de vidro e plástico, malas de fibra de sisal, calçado e vestuário diversos são alguns dos produtos que podem ser encontrados na Feira Cultural Abel Djassi no Palácio de Cultura Ildo Lobo.

Com o objetivo de comemorar o Dia de África, decorre desde ontem, dia 25, a Feira Cultural Abel Djassi no Platô. Em entrevista ao Balai, os expositores que marcam presença no evento de três dias consideram que a data deve ser resgatada e celebrada com mais força no arquipélago.

É a segunda vez que a empresa comunitária Ekonatura que trabalha com a reciclagem de plástico e vidro expõe no Palácio da Cultura. A representante Elisabete Varela conta que juntamente com outros moradores de São Francisco descobriram na reciclagem do vidro e do plástico uma atividade geradora de emprego. O projeto começou com uma formação sobre o tratamento do plástico e vidro após os formadores terem notado uma grande presença destes resíduos na zona de São Francisco. O vidro e o plástico são triturados até formarem areia e depois usados para fazer vasos, chaveiros, pentes e outros utensílios domésticos que posteriormente são comercializados.

Segundo Elisabete Varela, nem sempre conseguem plástico e vidro suficiente para a atividade por isso apela às pessoas para entregarem na associação resíduos de plástico e vidro sendo que a própria equipa está aberta a fazer o levantamento nas residências.

Presença constante em exposições nacionais, a cabo-verdiana Andreia Sanches começou a dedicar-se ao artesanato há três anos. A jovem usa fibras de bananeira e casca de coco para fazer bijuteria, candeeiros e, como a própria diz, um pouco de tudo. “Eu, como africana, sinto-me na obrigação de comemorar esta data, não creio que deva haver um motivo e devíamos estar aqui em peso”, constata a jovem que lamenta os poucos visitantes e comerciantes nas primeiras horas da feira.

“É um dia muito importante para falarmos de África e de tudo que tem acontecido, deve ser comemorado da melhor forma possível para mostrar a arte, debater e conhecer os irmãos”, destacou. Espera que mais pessoas visitem a feira e comemorem a data com muita alegria. Mais do que vender, Andreia quer ver as pessoas a darem mais atenção ao continente e à sua cultura.

É pela cultura que Alioune Ndiaye participa da feira. Para o senegalês que vive há mais de 25 anos em Cabo Verde, o único bem que não podem tirar da África é a cultura. “A África sempre foi um continente rico, além da riqueza natural (ouro, petróleo e diamante) é rico também na cultura”, salientou, acrescentando que muitos dos outros recursos são retirados do continente, mas a identidade permanece intacta.

Defende que com o passar dos anos os cabo-verdianos têm se tornado mais conscientes da sua identidade, entretanto critica os governos africanos que praticam mais a “teoria do que a ação”. Alioune Ndiaye que trabalha juntamente com a família na confeção de sapatos, roupas, bolsas, bijuteria e outros, realça que a deportação que alguns imigrantes africanos sofrem ao tentar entrar no país é um dos grandes problemas que precisa de resolução.

Apresentando livros de autores africanos, a Livraria Afropolitanu traz à feira clássicos e livros escritos por jovens cabo-verdianos como poesias, contos e romances. O representante da livraria, Djuntamon Afrikanu acredita que é um dever participar desta festividade como forma de enriquecer e divulgar a literatura nacional.

“É uma data marcante e importante para todo um continente, nesta data os africanos uniram-se contra o colonialismo. O esquisito é não celebrar e todos devem ter o dever e orgulho em celebrar esta data”, ressalva e sublinha a importância de se celebrar a data como forma de mergulhar mais a fundo na história, conhecer e contribuir para o desenvolvimento do país. “O futuro de Cabo Verde está ligado á África”, diz e acrescenta que Cabo Verde só poderá andar pelo seu próprio pé quando se unir à África.

Desde a sua criação da livraria tem procurado fornecer mais livros do continente para quebrar o vínculo da “narrativa colonial. “Estamos a transmitir a liberdade do nosso pensamento, eles pensam por nós e nós executamos de acordo com o interesse deles”, constata Djuntamon Afrikanu. Regozija-se com o crescente interesse pela leitura que os cabo-verdianos têm demonstrado nos últimos tempos, se deve à escrita no próprio idioma e à adesão dos jovens na produção de livros. Por isso, considera uma “vergonha” a língua cabo-verdiana não ser ensinada nas escolas depois de anos de Independência.

Na feira também esteve presente a Mizé Acessórios com as bolsas da marca Siza Karapati feitas a partir da fibra de sisal. A nome da marca “Siza” representa uma mulher cabo-verdiana e “Karapati” uma planta que cresce naturalmente sem ser cultivada ou regada.

Ao fim do dia de ontem deu-se início à “Marxa pa Union di Africa” conduzida pelo grupo carnavalesco Bloco Afro Abel Djassi. A marcha foi seguida por um grupo de jovens e adultos e terminou na estátua Amílcar Cabral.

Celine Salvador / estagiária

Balai

Você precisa fazer login ou registar para responder

Você precisa fazer login ou registar para comentar

Noticias Similares

Santo Antão: Feira agro-pecuária arranca esta semana em Porto Novo

Santo Antão: Feira agro-pecuária arranca esta semana em Porto Novo...

12 junho 2023
São Vicente vai receber feira internacional da propriedade intelectual

São Vicente vai receber feira internacional da propriedade intelectual

31 julho 2022
Fogo: Gala especial comemorativa do centenário de São Filipe com Tito Paris, Bau, Assol Garcia e Jorge Sena

Fogo: Gala especial comemorativa do centenário de São Filipe com...

11 julho 2022