Evolução recente do Comércio Externo de Bens
Negocia
Negocia
13 junho 2022

      

Os dados provisórios do comércio externo apurados pela Direção Geral das Alfândegas (DGA), indicam que, no mês de abril de 2022, o deficit da balança comercial aumentou 50,7% e a taxa de cobertura decresceu 3,5 pontos percentuais.

As exportações totais de bens, em valor, diminuíram 6,6% (menos 34 milhões de escudos), face ao mês homólogo, provocado pela diminuição de exportação de produtos do mar (-15,3%), não obstante ao aumento na categoria dos produtos transformados (+81,6%).

Relativamente aos principais mercados externos, a Espanha continua a liderar o ranking dos principais clientes de Cabo Verde na zona económica europeia, representando (43,5%) no período, seguido de Portugal (26,1%), e Itália (20,4%).

Quanto as importações totais de bens, em valor, registaram-se um aumento de 45,0%, face ao mesmo mês do ano anterior. De realçar que o continente europeu continua a ser o principal fornecedor do país, com um peso de 60,5%.

Refente ao nível das categorias de produtos, nota-se ainda que o peso dos bens de consumo aumentou 10,0 pontos percentuais (42,2% para 52,2%), continuando a ser a principal categoria económica de bens importados por Cabo Verde, seguem-se os Bens Intermédios (28,3%), os Combustíveis (13,0%) e Bens de Capital com (6,5%).

 

Fonte da Notícia: 

Ministério das Finanças

Evolução recente do Comércio Externo de Bens - Asset Display Page - Ministério das Finanças (gov.cv)

Ministério das Finanças e do Fomento Empresarial

Você precisa fazer login ou registar para responder

Você precisa fazer login ou registar para comentar

Noticias Similares

E-commerce cai pela primeira vez

E-commerce cai pela primeira vez

04 maio 2022