Entre a busca por reconhecimento profissional e a fuga de talentos
Negocia
Negocia
26 fevereiro 2024

https://expressodasilhas.cv/pais/2024/02/25/entre-a-busca-por-reconhecimento-profissional-e-a-fuga-de-talentos/90130?fbclid=IwAR2x1_laPkQlsh5zOWhKi0cRosyyqrkGigWOD4Y-UnK-JmtfC71IfVqbW8Q

O presidente da Associação Jovens Empresários Cabo Verde (AJEC), Lenine Mendes, alerta que "a emigração de jovens qualificados pode levar à escassez de talentos em sectores cruciais como medicina, engenharia, educação, negócios e construção civil, prejudicando assim a capacidade de inovação e o crescimento económico do país".

Enquanto alguns jovens lamentam a falta de reconhecimento profissional, outros relatam a decepção com as condições salariais e a busca por uma carreira mais promissora fora de Cabo Verde. Estes relatos entrelaçam-se com as preocupações das associações empresariais, que apontam a fuga de cérebros e a necessidade de políticas para reter talentos e impulsionar o desenvolvimento económico do país.

Eunice, 29 anos, uma jovem licenciada em Relações Públicas e Secretariado, decidiu há seis meses deixar Cabo Verde e emigrar para Portugal em busca de melhores oportunidades profissionais.

“Comecei a trabalhar na minha área de formação, mas tive de deixar e emigrar porque não tinha um grande contrato. Recebia pouco, não era o valor que eu estava a espera de receber enquanto licenciada”, revela.

Ao chegar a Portugal, Eunice encontrou uma realidade diferente. Embora não esteja a trabalhar na sua área de formação, destaca que o salário e os benefícios compensam.

A jovem descreve o processo de procura de emprego em Portugal como muito mais rápido e eficiente do que em Cabo Verde. “Há sites onde a pessoa pode meter o currículo e logo é chamada, mesmo se não houver vagas. Se não chamarem mandam um email. Em Cabo Verde, isso não acontece, é preciso chorar, rastejar e muitas vezes nem consegues e a impressão que fica é que há emprego apenas para sobrinhas, sobrinhos e conhecidos”, acredita.

Apesar dos desafios iniciais e da nostalgia de casa, Eunice diz-se determinada a construir uma carreira sólida em Portugal e não pretende regressar até que a situação mude.

Por sua vez, Maria (nome fictício), de 32 anos, também decidiu emigrar para Portugal em busca de melhores oportunidades.

“Profissionalmente, não me sentia integrada”, lamenta Maria, relembrando a sua experiência. “Acharam que a minha voz era do partido que tinha perdido as eleições e tiveram a ideia de parar o programa de TV e rádio do qual fazia parte. Isso deixou-me indignada e sem outra alternativa”.

Diante dessas dificuldades, Maria passou a buscar novas oportunidades, principalmente visando melhores condições de vida.

Até agora, em Portugal, não teve nenhuma oportunidade de emprego na sua área de formação.

“O mercado europeu é muito complexo, e a maioria dos emigrantes acaba trabalhando em áreas diferentes da sua formação para cobrir despesas e garantir documentos.”

Apesar das adversidades, Maria vê a emigração como uma oportunidade de crescimento. “Tenho mais oportunidades de ganhar dinheiro aqui do que em Cabo Verde, onde as oportunidades são limitadas.”

Maria diz que não prevê voltar a viver no país, já que a qualidade de vida, a nível da saúde, segurança, salário, entre outros, é muito melhor naquele país.

Impactos nas empresas

Ao Expresso das Ilhas, o presidente da Associação Empresarial de Cabo Verde (AECV), Andrea Benolli, diz-se preocupado com a contínua saída de mão-de-obra qualificada do país, especialmente do sector do turismo.

Essa tendência, conforme ressalta, tem impacto negativo na capacidade das empresas de oferecer serviços de qualidade aos turistas. Benolli também aponta a dificuldade enfrentada pelas empresas em manter o know-how e a formação ao longo dos anos, especialmente as pequenas empresas.

Conforme enfatiza, o problema vai além do salário, com os países europeus oferecendo melhores condições em termos de instrução, saúde, transporte e qualidade de vida.

“É um mundo que trabalha com uma velocidade diferente de Cabo Verde e que consegue oferecer muito mais aos próprios residentes”, afirma, referindo que muitos jovens que emigram pretendem chamar as suas famílias para se juntarem a eles no exterior, após alguns anos de trabalho fora do país.

 

Sobre a proporção da mão-de-obra qualificada no turismo que emigrou nos últimos anos, Benolli estima que cerca de 20% tenha deixado o país, o que representa um desafio significativo para as empresas locais.

Assim, destaca a necessidade de políticas públicas que invistam não apenas na quantidade, mas principalmente na qualidade da formação dos jovens.

“Não é uma proposta viável, infelizmente, mas seria importante que os jovens qualificados, formados com recursos públicos, permanecessem no país pelo menos nos primeiros anos de trabalho”, sugere.

Benolli acredita que a emigração de jovens qualificados representa um desafio persistente para Cabo Verde, sendo fundamental que as autoridades governamentais actuem de forma estratégica para lidar com essa questão e garantir o desenvolvimento sustentável do país.

Por sua vez, o presidente da Associação Jovens Empresários Cabo Verde (AJEC), Lenine Mendes, alerta que a emigração de jovens qualificados pode levar à escassez de talentos em sectores cruciais como medicina, engenharia, educação, negócios e construção civil, prejudicando assim a capacidade de inovação e o crescimento económico do país.

“Estamos a falar de fuga de cérebros, como é conhecido. São profissionais altamente qualificados que podem causar escassez em várias áreas”, explica.

Apesar das preocupações levantadas, Mendes reconhece que a emigração também tem o seu lado benéfico, por exemplo com as remessas enviadas pelos emigrantes, que contribuem para melhorar as condições de vida de muitas famílias no país.

No entanto, alerta para o impacto negativo na competitividade de sectores-chave.

“Se não temos mão de obra qualificada, se não conseguimos fornecer serviços de qualidade, podemos perder mercado para outros que a oferecem”, destaca Mendes, ressaltando a importância de abordar a questão da emigração com seriedade e buscar soluções que equilibrem os benefícios e os desafios que ela apresenta.

Relativamente às iniciativas em curso para enfrentar esse desafio, Mendes mencionou programas de estágio profissional, mentoria, capacitação e empreendedorismo jovem como exemplos de esforços para desenvolver e reter talentos locais.

Também aponta a necessidade de políticas que facilitem o retorno de jovens qualificados que emigraram, incluindo incentivos financeiros e a melhoria das condições de vida no país.

_______________________________________________________________________________

Melhorar situação financeira das famílias é principal razão da emigração jovem

Segundo a coordenadora do Centro de Formação e Capacitação (CFC), Nélida Barreto, a taxa de empregabilidade dos jovens formados por este centro atinge aproximadamente 47,2%.

Conforme assegura a responsável, o CFC monitora de perto o destino profissional dos formados, fornecendo um ‘feedback’ valioso às entidades parceiras e adaptando os seus programas de formação às demandas do mercado local.

Segundo refere, a área de Educação de Infância e cuidados a dependentes é uma das principais áreas, com maior número de empregados.

Muitos dos formados naquele centro optam pela emigração em busca de melhores condições de vida e remuneração no exterior, segundo Nélida Barreto.

Quando questionada sobre as razão da emigração mesmo trabalhando na área de formação, a coordenadora menciona questões como falta de reconhecimento profissional, remunerações baixas e poucas perspectivas de progressão na carreira como factores preponderantes.

“Emigrar em busca da melhoria da situação financeira das famílias é a razão que predomina entre os nossos formados. Até mesmo para aqueles que, à ‘priori’, escolheram o estrangeiro para continuação de estudos, por circunstâncias diversas, acabam por abandonar os estudos, procurando novas alternativas, para assegurarem o seu sustento e da sua família em Cabo Verde”, declara.

Já no Centro de Capacitação e Formação Profissional dos Órgãos, a taxa de empregabilidade dos seus formados, alcançou 81% até Outubro de 2023. Aerthon Gonçalves, administrador da instituição, destacou a predominância de profissionais da área de hotelaria, restauração e turismo entre os empregados, com enfoque em alojamento e cozinha.

Gonçalves também abordou a tendência de emigração entre os formados, revelando que entre 3% e 8% dos jovens inscritos optam por abandonar o processo de formação para buscar oportunidades no exterior.

“Temos observado uma significativa parcela dos nossos formados buscando oportunidades além-fronteiras, principalmente na Europa”, afirmou.

Segundo o responsável, a razão dessa emigração é sempre a procura de melhores condições de vida.

“Aqueles que ainda não possuem o nosso certificado, fazem o possível para conseguir emigrar já com o certificado para poderem trabalhar nessa área”, explana.

Os dados mais actualizados sobre a emigração dos formados daquele centro estão a ser compilados, mas Gonçalves estima que entre 10% e 15%, desde 2015, tenham optado por trabalhar fora do país.

“Temos mantido contacto com muitos desses jovens, e constatamos que uma parte significativa deles está empregada na Europa, utilizando o nosso certificado homologado pelo Sistema Nacional de Qualificações e válido nos países da CPLP”, especifica. 

Texto originalmente publicado na edição impressa do Expresso das Ilhas nº 1160 de 21 de Fevereiro de 2024.

expresso das ilhas

Você precisa fazer login ou registar para responder

Você precisa fazer login ou registar para comentar

Noticias Similares

Anúncio de Concurso Consultoria Individual Nacional (IC)

Anúncio de Concurso Consultoria Individual Nacional (IC)

02 abril 2024
Portugal: Unidade Hoteleira vai promover um Open Day de recrutamento

Portugal: Unidade Hoteleira vai promover um Open Day de recrutamento

01 abril 2024
Candidaturas ao Fundo de Pequenos Projetos – edição 2024

Candidaturas ao Fundo de Pequenos Projetos – edição 2024

25 março 2024