Electra diz que projeto SCADA vai inovar o sistema de controlo, transporte e produção de energia elétrica
Negocia
Negocia
17 junho 2022

Cidade da Praia, 16 Jun (Inforpress) – O administrador executivo da Electra, Antão Cruz, considerou hoje o projecto SCADA um “sistema inovador” que vai mudar o controlo, transporte e produção de energia eléctrica em Cabo Verde.

Antão Cruz, que falava à Inforpress sobre o novo sistema em implementação na empresa, realçou que o projecto é composto por três vertentes, designadamente, o despacho económico, a condução dos grupos de geradores e a monitorização dos tempos médios de interrupção.

“A vantagem é grupos a trabalhar com custos mais baixos e o controlo da rede identificada em Santiago, em que temos de estar constantemente e em tempo real a observar para sabermos qual a potência que está sendo passado e se há defeito na rede”, explicou, sublinhando que logo quando detectado alguma anomalia o operador pode de imediato relegar a rede afectada, em parte ou na totalidade.

“O Governo está engajado com entidades que nos suportam nessa matéria, para podermos reduzir os tempos e frequência de interrupções”, disse, afirmando que a vigilância permanente da energia efectuada pelo centro vai permitir maior integração das energias renováveis.

Hoje, segundo disse, a Electra tem informações em tempo real do que os parques eólicos e fotovoltaicos podem produzir para poder saber como gerir.

“O centro de despacho consegue desligar à distância, a energia elétrica de um transgressor. Aliás, a Electra investiu nisso ao comprar os contadores inteligentes que estão instalados nos clientes com potência superior a 300 quilowatts”, disse.

Ainda Antão Cruz, se esses clientes tiverem um caso de não pagamento de factura, empresa já não precisa ir à sua casa, uma vez que o corte é feito automaticamente, através do centro do despacho.

O mesmo pode acontecer para a religação da energia, disse, assegurando que a Electra não está com problemas de combustível como vem sendo veiculado.

“O problema que aconteceu em Santiago foi um grupo que saiu para manutenção, tendo sido avançado também um segundo gerador, mas já está tudo resolvido”, concluiu.

 

Fonte da Notícia:

Inforpress

PC/JMV

Electra diz que projecto SCADA vai inovar o sistema de controlo, transporte e produção de energia eléctrica | INFORPRESS

Inforpress

Você precisa fazer login ou registar para responder

Você precisa fazer login ou registar para comentar

Noticias Similares

Cabo Verde Investment Forum: Sector privado quer ser motor da economia mas pede menos burocracia e rapidez nas respostas

Cabo Verde Investment Forum: Sector privado quer ser motor da economia...

17 junho 2022
Novo PCA da ARME aposta em equilíbrio na regulação, modernização e qualificação dos recursos humanos

Novo PCA da ARME aposta em equilíbrio na regulação, modernização...

14 junho 2022
TEI Telecomunicações completa 20 anos entre avanços e desafios impostos pela covid-19

TEI Telecomunicações completa 20 anos entre avanços e desafios...

06 junho 2022