ECONOMIA, Hélder Dias: Electricista-empreendedor
Negocia
Negocia
24 julho 2022

 

Hélder Tavares Dias é um electricista que se tornou empreendedor pela vontade em ser chefe de si próprio, criando a ETCC, Eletricidade, Telecomunicações, Climatização e Canalização. Natural de Assomada, Santa Catarina, este jovem de 30 anos vive na prática os desafios de um empreendedor e descobre uma nova paixão para enfrentá-los – o karaté.

Hélder Dias formou-se em electricidade nível 3, em 2008, para posteriormente, no momento da abertura da sua empresa em 2018, fazer mais uma formação em Climatização no Centro de Energias Renováveis e Manutenção Industrial (CERMI).

Uma ideia que ganhou asas

A maior parte dos jovens estuda com o sonho de encontrar um trabalho na área de formação e poder exercer a profissão da melhor forma. Hélder Dias, o nosso entrevistado, sempre quis mais que isso. Isto é, cedo decidiu que devia ter o próprio negócio e ser chefe da própria cabeça. O problema era como e qual o melhor momento de materializar essa ideia?

“Um dia, enquanto estávamos trabalhando, um colega meu, do grupo com quem sempre discuti sobre criar uma empresa, perguntou-me se eu já não estava cansado de trabalhar com outras pessoas e ser meu próprio chefe, desde então, todos começaram a me incentivar, reconhecendo meu potencial”, conta.

“Sempre disse que assim que eu ganhasse a minha primeira obra eu iria deixar a empresa onde trabalhava, era um risco, mas eu já havia tomado esta decisão”. 

Após seis meses de abertura da ETCC (Eletricidade, Telecomunicações, Climatização e Canalização), foi aprovada a sua primeira obra e com isso o tão aguardado momento de ser o electricista e empreendedor. 

Os desafios

Hoje, Hélder Dias emprega dois colaboradores e aceita estagiários do CERMI, a casa que o formou e do qual guarda as melhores recordações. É o caso de Aquilino Pereira, técnico de frio e climatização, um dos trabalhadores da ETCC, há três meses. “Nestes meses de trabalho coloquei na prática todos os conhecimentos e tenho a oportunidade de aprender coisas novas todos os dias com os outros colegas”, afirma.

“Trabalhar com o Hélder é um prazer enorme, porque podemos ver que é possível fazermos um bom trabalho na nossa própria terra sem pensar em deixar o nosso país", diz.

Por seu turno, Hélder Dias conta-nos sobre os desafios da realização do sonho em ter a própria empresa: “Gerir a minha empresa não é nada fácil, é uma luta diária que me motiva. Durante o dia estou no terreno e, à noite, fico com a preocupação de preparar o dia seguinte, onde devo colocar cada trabalhador, como atender cada vez melhor os meus clientes… Ser empreendedor é desafiador e eu amo um desafio”.

Falando em desafios, este jovem empreendedor recorda um dos seus maiores desafios desde que criou a ETCC: “Lembro que, durante a montagem de um ar condicionado específico numa grande empresa nacional, muitas pessoas da mesma profissão que eu tentaram me derrubar para que o serviço fosse mal feito, pois gostariam de estar no meu lugar, por isso tive que lidar com muitas coisas e desafios para concretizar o trabalho da melhor forma”.

Para lidar com estes obstáculos laborais, Hélder diz que sempre tenta manter a calma para efectivar o serviço e manter a marca da sua empresa.

“Sempre que tenho que enfrentar estes desafios, tento manter a máxima calma e serenidade com foco no meu trabalho até terminar, para que nada saia do controle. Como sou praticante de karatê, isso ajuda-me a manter o equilíbrio entre os momentos oscilantes do trabalho”.

Karaté como meditação

Hélder Dias confessa que com os dias corridos, entre os estaleiros de obra, empresa e demais serviços e tarefas que a sua profissão exige, no final do dia, tem a prática do karaté que lhe renova a energia e serve como meditação.

“Muitos dizem que é cansativo, porque depois de um dia longo de trabalho, treinar o karaté não é nada fácil. Mas para mim é uma meditação e vou esquecendo de todo o cansaço à medida que treino”.

Uma paixão que o jovem empreendedor Hélder Dias ganhou com o tempo e pretende através da ETCC, no futuro poder financiar grandes competições desta prática desportiva.

Por: Tiana Silva

Publicada na edição semanal do jornal A NAÇÃO, nº 776, de 14 de Julho de 2022

 

Hélder Dias: Electricista-empreendedor

 

Fonte:

A Nação 

https://www.anacao.cv/noticia/2022/07/24/helder-dias-electricista-empreendedor/

Você precisa fazer login ou registar para responder

Você precisa fazer login ou registar para comentar

Noticias Similares

Portugal: Presidente da CCS destaca importância do empreendedorismo e inovação em cimeira da CACLAL (c/áudio)

Portugal: Presidente da CCS destaca importância do empreendedorismo...

03 abril 2024
Oito empreendedores cabo-verdianos vão beneficiar do programa de Empreendedorismo da Fundação Tony Elumelu

Oito empreendedores cabo-verdianos vão beneficiar do programa de...

26 março 2024
Premeados da primeira edição do Prémio Nacional de Empreendedorismo

Premeados da primeira edição do Prémio Nacional de Empreendedorismo...

26 março 2024