ECONOMIA, Hélder Dias: Electricista-empreendedor
Negocia
Negocia
24 julho 2022

 

Hélder Tavares Dias é um electricista que se tornou empreendedor pela vontade em ser chefe de si próprio, criando a ETCC, Eletricidade, Telecomunicações, Climatização e Canalização. Natural de Assomada, Santa Catarina, este jovem de 30 anos vive na prática os desafios de um empreendedor e descobre uma nova paixão para enfrentá-los – o karaté.

Hélder Dias formou-se em electricidade nível 3, em 2008, para posteriormente, no momento da abertura da sua empresa em 2018, fazer mais uma formação em Climatização no Centro de Energias Renováveis e Manutenção Industrial (CERMI).

Uma ideia que ganhou asas

A maior parte dos jovens estuda com o sonho de encontrar um trabalho na área de formação e poder exercer a profissão da melhor forma. Hélder Dias, o nosso entrevistado, sempre quis mais que isso. Isto é, cedo decidiu que devia ter o próprio negócio e ser chefe da própria cabeça. O problema era como e qual o melhor momento de materializar essa ideia?

“Um dia, enquanto estávamos trabalhando, um colega meu, do grupo com quem sempre discuti sobre criar uma empresa, perguntou-me se eu já não estava cansado de trabalhar com outras pessoas e ser meu próprio chefe, desde então, todos começaram a me incentivar, reconhecendo meu potencial”, conta.

“Sempre disse que assim que eu ganhasse a minha primeira obra eu iria deixar a empresa onde trabalhava, era um risco, mas eu já havia tomado esta decisão”. 

Após seis meses de abertura da ETCC (Eletricidade, Telecomunicações, Climatização e Canalização), foi aprovada a sua primeira obra e com isso o tão aguardado momento de ser o electricista e empreendedor. 

Os desafios

Hoje, Hélder Dias emprega dois colaboradores e aceita estagiários do CERMI, a casa que o formou e do qual guarda as melhores recordações. É o caso de Aquilino Pereira, técnico de frio e climatização, um dos trabalhadores da ETCC, há três meses. “Nestes meses de trabalho coloquei na prática todos os conhecimentos e tenho a oportunidade de aprender coisas novas todos os dias com os outros colegas”, afirma.

“Trabalhar com o Hélder é um prazer enorme, porque podemos ver que é possível fazermos um bom trabalho na nossa própria terra sem pensar em deixar o nosso país", diz.

Por seu turno, Hélder Dias conta-nos sobre os desafios da realização do sonho em ter a própria empresa: “Gerir a minha empresa não é nada fácil, é uma luta diária que me motiva. Durante o dia estou no terreno e, à noite, fico com a preocupação de preparar o dia seguinte, onde devo colocar cada trabalhador, como atender cada vez melhor os meus clientes… Ser empreendedor é desafiador e eu amo um desafio”.

Falando em desafios, este jovem empreendedor recorda um dos seus maiores desafios desde que criou a ETCC: “Lembro que, durante a montagem de um ar condicionado específico numa grande empresa nacional, muitas pessoas da mesma profissão que eu tentaram me derrubar para que o serviço fosse mal feito, pois gostariam de estar no meu lugar, por isso tive que lidar com muitas coisas e desafios para concretizar o trabalho da melhor forma”.

Para lidar com estes obstáculos laborais, Hélder diz que sempre tenta manter a calma para efectivar o serviço e manter a marca da sua empresa.

“Sempre que tenho que enfrentar estes desafios, tento manter a máxima calma e serenidade com foco no meu trabalho até terminar, para que nada saia do controle. Como sou praticante de karatê, isso ajuda-me a manter o equilíbrio entre os momentos oscilantes do trabalho”.

Karaté como meditação

Hélder Dias confessa que com os dias corridos, entre os estaleiros de obra, empresa e demais serviços e tarefas que a sua profissão exige, no final do dia, tem a prática do karaté que lhe renova a energia e serve como meditação.

“Muitos dizem que é cansativo, porque depois de um dia longo de trabalho, treinar o karaté não é nada fácil. Mas para mim é uma meditação e vou esquecendo de todo o cansaço à medida que treino”.

Uma paixão que o jovem empreendedor Hélder Dias ganhou com o tempo e pretende através da ETCC, no futuro poder financiar grandes competições desta prática desportiva.

Por: Tiana Silva

Publicada na edição semanal do jornal A NAÇÃO, nº 776, de 14 de Julho de 2022

 

Hélder Dias: Electricista-empreendedor

 

Fonte:

A Nação 

https://www.anacao.cv/noticia/2022/07/24/helder-dias-electricista-empreendedor/

Você precisa fazer login ou registar para responder

Você precisa fazer login ou registar para comentar

Noticias Similares

Jovem empreendedor vai criar laboratório para combater infertilidade masculina

Jovem empreendedor vai criar laboratório para combater infertilidade...

08 agosto 2022
De Providence para o mundo: Crystal dá a conhecer receitas das ilhas

De Providence para o mundo: Crystal dá a conhecer receitas das ilhas

08 agosto 2022
Adonys Monteiro: um fotógrafo empreendedor

Adonys Monteiro: um fotógrafo empreendedor

05 agosto 2022