De Providence para o mundo: Crystal dá a conhecer receitas das ilhas
Negocia
Negocia
08 agosto 2022

 

Crystal DaCruz nasceu em Providence, Rhode Island, nos Estados Unidos da América, mas a identidade e cultura cabo-verdiana sempre marcaram presença nas suas vivências, desde criança. Da cozinha do seu blog “Crum-Snatchad”, em Providence, ajuda a promover a gastronomia de Cabo Verde.

Foi especialmente com a avó paterna, de São Nicolau, que Crystal DaCruz aprendeu a fazer algumas das receitas da gastronomia cabo-verdiana que hoje dá a conhecer ao mundo através do seu blog “Crumb-Snatched”, mesmo sem nunca ter pisado o chão destas ilhas.

Importância da família 

Uma herança que foi sendo partilhada desde a infância pela avó paterna, de São Nicolau, e que, agora, ela própria dá a conhecer com amor, contribuindo para que a cultura gastronómica de Cabo Verde chegue mais longe, através do mundo global da internet.

“Tive uma infância maravilhosa. Venho de uma família numerosa e estou muito ligada ao meu lado cabo-verdiano. O meu pai e a minha avó vieram de São Nicolau nos anos 1970 e, quando nasci, o resto da minha família já tinha chegado aos EUA. Sou muito próxima do meu pai e da minha avó que me ensinaram a falar o crioulo e o básico da cozinha cabo-verdiana”, recorda Crystal, em entrevista ao A NAÇÃO.

Aos 39 anos, Crystal mostra orgulho nas suas raízes, que ela própria vai ajudando a preservar, em parte, através da gastronomia. “O meu pai é de Carvoeiro (São Nicolau). Lembro-me de estar sempre rodeada por familiares próximos e exposta à música e à comida tradicional de Cabo Verde, através da minha família e das pessoas da minha comunidade”, conta.

Aliás, o que mais gosta na cultura cabo-verdiana, confessa, é precisamente essa “proximidade” das famílias. “Somos pessoas muito amáveis, amorosas e receptivas. Temos uma bela cultura com bela música, comida e tradições”, afirma Crystal.

Gastronomia cabo-verdiana

O blog, onde o ingrediente principal é a gastronomia de Cabo Verde, partilha também outras receitas de culturas onde a cozinha é parecida e surgiu como forma de aliar duas paixões, o gosto por cozinhar e a escrita.

“O meu blog começou a ficar mais popular, à medida que comecei a partilhar receitas cabo-verdianas. Hoje ele é, sobretudo, centrado na cozinha cabo-verdiana, porque é aquilo que os meus leitores gostam”, explica Crystal que é proprietária de uma empresa de marketing.

Com isso pretende ajudar também outros empresários, incluindo cabo-verdianos a potenciarem e desenvolverem estratégias para os seus conteúdos, produtos ou serviços digitais. 

A aposta no digital para promover a gastronomia cabo-verdiana tem uma razão de ser. “Acho importante documentar as nossas tradições porque há muita pouca informação sobre a comida cabo-verdiana online”, afirma.

Ingredientes disponíveis localmente

As iguarias de Cabo Verde que dá a conhecer ao mundo confessa que não foram difíceis de aprender. 

“A maioria dos pratos cabo-verdianos como a cachupa, cuscuz, pastel e canja, aprendi ao ver a minha avó a cozinhar. Mas, às vezes adapto ou modifico alguma receita com base naquilo que eu gosto. Alguns amigos da Brava e de outras ilhas, também me ensinaram a fazer os seus pratos. Mas, uma vez que aprendes a base da gastronomia cabo-verdiana é fácil aprender outros pratos”, confessa.

É precisamente, também, devido à facilidade da confecção, que a tradicional canja é um dos pratos que Crystal mais gosta de fazer. “Os meus filhos adoram”, confessa.

Questionada sobre se é difícil encontrar ingredientes de Cabo Verde para confeccionar os seus pratos em Providence, Crystal diz que não. “Há muitos cabo-verdianos e lojas aqui à volta. Também posso encontrar alguns dos nossos ingredientes nos mercados americanos e latino-americanos”.

Conhecer Cabo Verde em breve

A jovem empresária defende que a cozinha cabo-verdiana está bem difundida nos EUA, mas que a sua missão é, também, contribuir para isso, trazendo ainda mais a cultura e a comida nacional para “primeiro plano”.

Uma missão que encaixa naquilo que são os seus projectos futuros a curto prazo. “Actualmente estou a trabalhar intensamente para aumentar o tráfego e o engajamento do meu blog (website) e das minhas redes sociais. Também estou a planear publicar um livro de cozinha em 2023 e um dia ter um show de cozinha na televisão”.

Também num futuro próximo, no final deste ano, ou em 2023, Crystal pretende visitar Cabo Verde e conhecer in loco as suas origens e os cheiros e sabores da gastronomia cabo-verdiana que a encantaram e fazem parte do seu dia a dia na América. 

Publicada na edição semanal do jornal A NAÇÃO, nº 779, de 04 de Agosto de 2022

 

De Providence para o mundo: Crystal dá a conhecer receitas das ilhas

Fonte:

A Nação 

https://www.anacao.cv/noticia/2022/08/07/de-providence-para-o-mundo-crystal-da-a-conhecer-receitas-das-ilhas/

Você precisa fazer login ou registar para responder

Você precisa fazer login ou registar para comentar

Noticias Similares

Portugal: Presidente da CCS destaca importância do empreendedorismo e inovação em cimeira da CACLAL (c/áudio)

Portugal: Presidente da CCS destaca importância do empreendedorismo...

03 abril 2024
Oito empreendedores cabo-verdianos vão beneficiar do programa de Empreendedorismo da Fundação Tony Elumelu

Oito empreendedores cabo-verdianos vão beneficiar do programa de...

26 março 2024
Premeados da primeira edição do Prémio Nacional de Empreendedorismo

Premeados da primeira edição do Prémio Nacional de Empreendedorismo...

26 março 2024