BVC vai contar com parceira da bolsa de Luxemburgo na concretização dos fundos de investimento (c/vídeo)
Negocia
Negocia
06 junho 2022

Cidade da Praia, 30 Mai (Inforpress) – A Luxembourg Stock Exchange vai apoiar a Bolsa de Valores de Cabo Verde (BVC) na concretização dos fundos de investimento, previstos na lei há vários anos, mas que ainda não foram operacionalizados a nível da bolsa.

Este é para já um dos resultados da missão de uma delegação da BVC, chefiada pelo presidente do conselho de administração, Miguel Monteiro, à Portugal e Luxemburgo durante a qual foi rubricado um acordo de parceria entre a BVC e a Luxembourg Stock Exchange, na sequência do memorando de entendimento, assinado em Fevereiro, na Praia.

“Os fundos de investimento é um novo produto que pretendemos que seja concretizado a nível da Bolsa. A legislação está preparada há muito tempo, mas o facto é que na realidade até hoje ainda não há fundos de investimentos constituídos em Cabo Verde. Por isso nós fomos em busca de experiências e de parcerias”, explicou.

Miguel Monteiro frisou que Luxemburgo é o segundo país do mundo com maior volume de fundos de investimento, logo atrás dos Estados Unidos da América.

Neste sentido, adiantou que depois de conhecer a realidade portuguesa em matéria de fundos de investimento, a delegação cabo-verdiana encontrou-se no Luxemburgo, com três grandes operadores dos fundos de investimento, conhecendo e aprofundando os conhecimentos sobre esta matéria.

Para além do compromisso com as formações para o aprofundamento da matéria, o presidente da BVC assinalou aquilo que classificou de “várias possibilidades de apoio” por parte da bolsa de Luxemburgo, desde o financiamento de projectos, passando pela identificação de potenciais financiadores dos fundos.

“O principal resultado que saiu dessa visita é que na realidade há possibilidades de alguns dos projectos que estão aqui na Bolsa possam vir ser financiados através dos fundos de investimento. E isso, na realidade, pode ser ajudado através da Luxembourg Stock Exchange, por exemplo, na identificação de potenciais financiadores que possam vir a financiar aqui os fundos de investimento em Cabo Verde”, explicou.

Miguel Monteiro falou também na possibilidade da BVC ter fundos de investimentos que possam ser listados no país e no Luxemburgo e apoiar nesse financiamento de projectos.

“Ou seja, o que nós vimos é que há possibilidades reais de termos esses tipos de apoio: Identificação de projectos, identificação de potenciais financiadores e a possibilidade de termos dual listing de projectos aqui em Cabo Verde e no Luxemburgo. É uma panóplia, que naturalmente, vamos aprofundar”, disse.

O presidente da Bolsa de Valores de Cabo Verde adiantou ainda que no âmbito desta parceria já está prevista a deslocação de uma delegação da Luxembourg Stock Exchange ao arquipélago, para o mês de Julho, para encontros com os diversos ‘stakeholders’, nomeadamente a Auditoria Geral de Mercados Mobiliários e o banco central.

A bolsa de Luxemburgo aceitou também ajudar a BVC na revisão de alguns documentos no âmbito da plataforma Blu-X, por forma a que a mesma possa estar condizente com os critérios para a certificação internacional.

A visita da delegação da BVC a Portugal e Luxemburgo, realizada na semana passada, esteve enquadrada no âmbito da implementação do plano de actividades para 2022 e na sequência do plano estratégico 2021-2025.

Inforpress

Você precisa fazer login ou registar para responder

Você precisa fazer login ou registar para comentar

Noticias Similares

Incentivos ao Financiamento das Empresas

Incentivos ao Financiamento das Empresas

07 fevereiro 2024
Incentivos ao Financiamento das Empresas

Incentivos ao Financiamento das Empresas

07 fevereiro 2024
Você já ouviu falar de Educação Financeira, mas não sabe como aplicá-la na sua vida?

Você já ouviu falar de Educação Financeira, mas não sabe como...

20 fevereiro 2023