Brava: Jovens recebem kits de auto-emprego avaliado em mil e duzentos contos
Negocia
Negocia
01 março 2024

 

Nova Sintra, 29 Fev (Inforpress) – Um grupo de seis jovens de varias áreas comerciais recebeu hoje os kits de promoção de auto-emprego avaliados em 1.200 contos, uma iniciativa do Governo, por intermédio do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).
A entrega, que decorreu na cidade de Nova Sintra, faz parte, segundo o director do Centro de Emprego e Formação Profissional (CEFP) da região Fogo e Brava, Carlos Lopes, do Programa de Desenvolvimento do Empreendedorismo que permitirá o crescimento da ilha.
Em declarações aos jornalistas, Carlos Lopes explicou que os seis kits distribuídos são de diferentes áreas, nomeadamente salão de beleza, serviços informáticos, restauração e turismo. Conforme disse, isto significa que irão surgir o mesmo número de empresas que, por conseguinte, os futuros empresários abrirão empregos para mais jovens do município.
“Estamos a falar da contratação de dois ou três funcionários consoante a dimensão dos negócios de cada um, com isso, vamos duplicar ou triplicar o mercado de trabalho, portanto devemos agir sempre neste sentido, pois a formação é uma política activa de emprego e empreendedorismo”, sublinhou, acrescentando que nesta acção encontra-se implementadas duas grandes medidas políticas que permitirão o desenvolvimento da Brava e todo o Cabo Verde.
Neste sentido, o mesmo informou que iniciou hoje uma acção de formação na área de padaria e pastelaria, nível três, que irá decorrer no município com a duração de um ano e a expectativa é que o curso traga mais valia para o desenvolvimento económico e social na região Fogo e Brava e não só.
“Estamos a contar com 25 formandos, ou seja, iremos ter num futuro próximo cerca de vinte cinco empreendedores na área de pastelaria e padaria. Por isso, esta é uma área que é bastante requisitada e temos recebido várias orientações neste sentido por parte da autarquia”, frisou, considerando ser um curso importante e muito solicitado.
Carlos Lopes perspectivou que daqui a doze meses estará de volta à ilha para acompanhar a fase final da formação e, logo de seguida, fazer a entrega dos certificados. “Evidentemente temos uma equipa que irá fazer o acompanhamento do curso e também contamos com uma forte parceria da edilidade e de outros parceiros relacionados a esta área”.
Por seu turno a beneficiária Sónia Baptista salientou que estes materiais trarão grandes benefícios à mesma e não só, tendo em conta, que na sua localidade há falta de emprego e, com estes equipamentos, abrirá o seu próprio negócio.
“No meu negócio com certeza irei empregar dois ou mais jovens para me ajudarem a dar conta dos trabalhos, pois a minha área é a transformação de pescado, onde farei peixe fumado, seco, linguiça entre outros. Valeu a pena participar na formação e aconselho todos os jovens a participarem neste tipo de curso”, aconselhou.
Já, Ediltom Fernandes que também foi contemplado com materiais de informática, mostrou-se satisfeito e realizado salientando que já tem uma mini-empresa, mas necessitava de apoio de alguns equipamentos para melhorar os serviços.
“Quando o IEFP abriu o curso aproveitei e agarrei a oportunidade apresentando o meu projecto e hoje fui beneficiado e tenho a certeza de que farei um grande uso destes materiais”, finalizou.
DM/HF

Inforpress

Você precisa fazer login ou registar para responder

Você precisa fazer login ou registar para comentar

Noticias Similares

Anúncio de Concurso Consultoria Individual Nacional (IC)

Anúncio de Concurso Consultoria Individual Nacional (IC)

02 abril 2024
Portugal: Unidade Hoteleira vai promover um Open Day de recrutamento

Portugal: Unidade Hoteleira vai promover um Open Day de recrutamento

01 abril 2024
Candidaturas ao Fundo de Pequenos Projetos – edição 2024

Candidaturas ao Fundo de Pequenos Projetos – edição 2024

25 março 2024