Adrizia Duarte, Eugénia Brito e Liliane Tavares são as vencedoras do Concurso Nacional de Negócios de Mulheres Empreendedoras
Negocia
Negocia
15 novembro 2023

Adrizia Duarte, Eugénia Brito e Liliane Tavares são as vencedoras do Concurso Nacional de Negócios de Mulheres Empreendedoras - Balai

Já a empresária Neusa Silva recebeu a distinção Mulher Empreendedora do Ano.

A Organização de Mulheres Cabo-verdianas, OMCV, anunciou ontem, dia 14, as três vencedoras do Concurso Nacional de Negócios para Mulheres Empreendedoras e a Mulher Empreendedora do ano. Adrizia Duarte, Eugénia Brito e Liliane Tavares foram as vencedoras do concurso de negócios e a empresária Neusa Silva foi escolhida como Empreendedora do Ano.

A primeira classificada, entre as 10 candidatas, Adrizia Duarte venceu o concurso com a iniciativa Duarte Leal, uma empresa de transformação de frutas sediada em São Nicolau, e recebeu o valor de 500 mil escudos em capital semente.

Segundo a premiada, esse concurso serviu de inspiração para todas mulheres que têm um projeto em mente mas não realizam por medo das barreiras. “A OMCV realizou um trabalho espetacular nesse concurso, eu estou feliz por vencer e mais feliz ainda por saber que vou inspirar muitas mulheres a investirem nos seus projetos.”

“Se não arriscarmos nunca vamos descobrir se daria certo ou não, por isso vale a pena tentar sempre”, conclui.

A candidata que ficou em segundo lugar, Eugénia Brito, com a empresa Marina d´Tarrafal Guesthouse, recebeu o valor de 300 mil escudos.

 A empresária revela que o empreendedorismo foi algo que viu sempre no seio da sua família por isso optou pelo mesmo caminho. “A minha avó sempre me inspirou, ela era uma empreendedora e foi assim que comecei a gostar de criar o meu próprio negócio, por isso dedico-lhe este prémio.”

Já em terceiro lugar ficou Liliane Tavares com a empresa Peixaria Marisqueira Lima que vai receber um valor de 150 mil escudos. Para a empreendedora, toda mulher tem a capacidade de criar o seu próprio negócio.
“Eu criei o meu. Obviamente não foi fácil mas havia força de vontade e isso, por vezes, conta até mais que o dinheiro.”

Liliane Tavares explica ainda o quão complexo é todo processo que faz até levar um produto de qualidade aos clientes. “Não é nada fácil o processo de procurar peixes e mariscos, avaliar a qualidade e o preço para que cheguem aos clientes da melhor forma possível”, afirma.

O prémio de Mulher Empreendedora do ano foi atribuído à empresária Neusa Silva, CEO da empresa Guia de Serviços, sediada na cidade da Praia. Silva aproveitou o momento para parabenizar a organização pela iniciativa inovadora que considera que irá servir de incentivo às mulheres.

“Creio que esta iniciativa irá servir de exemplo para as mulheres que têm um projeto em mente e querem realizar ao ver que o sucesso é feito por nós mesmo tenho a certeza que vão tirar os projetos do papel.”

Para finalizar, a presidente da OMCV, Eloisa Gonçalves, afirmou o quão satisfeita e surpresa está com a forma que as mulheres criam para garantir o seus sustentos. “É admirável tudo o que essas mulheres fazem para conseguirem ter os seus rendimentos. Eu pessoalmente fui ver e fiquei surpreendida com a força e a coragem que habita em cada uma dessas vencedoras.”

A líder da organização aproveitou para parabenizar todas as mulheres que participaram no concurso e apelou para que outras também apostem nos seus sonhos.

De recordar que o montante recebido no âmbito do concurso é capital semente (tipo de financiamento em longo prazo concebido por fundos de investimento).

A cerimónia aconteceu num dos hotéis da capital e foi presidida pelo ministro das Finanças e do Fomento Empresarial, Olavo Correia, e pelo embaixador dos Estados Unidos da América em Cabo Verde, Jeff Daigle. Trata-se de uma iniciativa que aconteceu no âmbito do projeto “Empoderamento de Mulheres e Meninas em Cabo Verde”, que surgiu em 2022, e os prémios foram entregues durante a Cimeira das Mulheres Empreendedoras de Cabo Verde.

 

Balai

Você precisa fazer login ou registar para responder

Você precisa fazer login ou registar para comentar

Noticias Similares

“Somos um movimento de promoção de amor entre pessoas”, dizem promotores de empresa de prendas personalizadas

“Somos um movimento de promoção de amor entre pessoas”, dizem...

07 dezembro 2023
Daniel Rodrigues, o praiense que arriscou na área de decoração de festas e conquistou mercado local

Daniel Rodrigues, o praiense que arriscou na área de decoração...

07 dezembro 2023
Governo anuncia criação de um banco para financiamento do empreendedorismo jovem

Governo anuncia criação de um banco para financiamento do empreendedorismo...

05 dezembro 2023