Gestão vs. Tecnologia
Negocia
Negocia
29 abril 2022
Gestão
Tecnologia

Nos dias actuais é constante a abordagem da questão “Gestão Técnologica” isto porque a dinâmica do avanço tecnológico assim o exige. No entanto, o termo “Gestão” etimologicamente provém do Latim GestioGestionisGestus, que em princípio parece uma palavra simples, mas que ao olharmos mais profundamente para ela, engloba outros significados tais como: realizar, carregar, conduzir e empreender.

O último termo acima, conjugado com o termo Gestão catapulta para uma área importante e transversal a qualquer sociedade que é a Economia, sendo este o ramo onde a palavra ganhou maior relevância, atribuindo-lhe um significado relacionado com a aplicabilidade dos recursos financeiros, materiais e humanos por via de diversos processos.

Por um lado, com vista a obtenção de maior produtividade corporativa, houve a necessidade de se criar diferentes mecanismos para vencer a limitação temporal humana, e com isso, o recurso a TECNOLOGIA foi uma “via Expressa” para a solução deste problema de forma célere, organizada e eficaz. Neste diapasão, gerir tecnologicamente significa identificar as tecnologias existentes e futuras para a materialização de melhores resultados nas mais diversas áreas, incluindo o enquadramento assertivo do profissional, de acordo com as suas habilidades e competências, para o desenvolvimento de uma tarefa específica com os objectivos específicos, com vista a satisfação das necessidades dos consumidores.

Por outro lado, gerir tecnologicamente significa também, integrar todos os elementos de uma organização, desde o melhoramento do ambiente organizacional que congrega as relações humanas, infra-estruturas, equipamentos, fornecedores de bens e serviços, bem como, a incorporação de ferramentas tecnológicas que permitam adquirir uma vantagem competitiva no mercado.

Para que todo esse exercício (gestão) produza resultados esperados, é necessário ter em atenção o que a Indústria produz em termos Tecnológicos e fornecer treinamento adequado ao pessoal por forma que seja possível, proporcionar vantagens não só competitivas, mas sobretudo lucrativas as organizações. Importa ainda realçar que, a gestão tecnológica engloba todo espectro da actividade empresarial ou industrial, sem excepção, produzindo benefícios para os cidadãos e sociedades.

Finalmente, o gestor deve ter a capacidade de integrar todas as partes que constituem todo processo de gestão, isto é, identificando os problemas, pensando em soluções, propondo ferramentas tecnológicas disponíveis que permitam a sua solução (ou idealizando a sua existência), e proporcionando treinamento adequado do pessoal, de acordo com os seus talentos. Assim terá uma matriz de riscos sobre o seu controle e domínio, conjugado com uma estrutura organizacional robusta, à medida das exigências do mercado.

Por Hugo do Nascimento em Forbes África Lusófona 

Gestão vs. Tecnologia – Forbes África Lusófona (forbesafricalusofona.com)

Você precisa fazer login ou registar para responder

Você precisa fazer login ou registar para comentar

Blogs relacionados

MWC 2022: tendências para um futuro próximo
Tecnologia

O 5G será o foco da inovação, mas o 4G vai viver por muitos anos. A tecnologia 5G permite...

Negocia
Negocia
24 março, 2022
Investir na transformação digital de África (Sundar Pichai, CEO do Google e do Alphabet)
Tecnologia

A primeira prioridade é que devemos ajudar a expandir o acesso à Internet económica e...

Negocia
Negocia
24 março, 2022
7 tecnologias que as empresas devem ter em atenção em 2022
Tecnologia

Os últimos meses trouxeram inúmeras mudanças às empresas, desde a forma de trabalhar...

Negocia
Negocia
22 março, 2022